Imagem ilustrativa da imagem Parte da avenida Rio Branco é bloqueada para obra de trincheira
| Foto: Divulgação/CMTU

A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) bloqueou, no final da manhã desta segunda-feira (1º), parte da avenida Rio Branco, na zona norte de Londrina, para início das obras de construção de uma trincheira no cruzamento da via com a Leste-Oeste. A interdição de parte de pista, no sentido norte-centro, começa na alça do viaduto da BR-369, na altura de um posto de gás natural, e vai até próximo do número 865.

“Quem está no sentido centro-norte é normal, apenas com bloqueio em uma das pistas. No sentido contrário está bloqueado. O que pedimos para os motoristas é evitarem este trecho, já que vamos ter dois sentidos dividindo a pista, o que vai gerar congestionamento”, recomendou o diretor de trânsito da companhia, Sérgio Dalbem.

Uma opção para o condutor chegar à região central é utilizar rotas alternativas, como as avenidas Henrique Mansano, Lúcia Helena Gonçalves Vianna e a rua Guaporé. “Já quem está descendo a Rio Branco para acessar a alça que leva a cidade de Ibiporã não vai conseguir fazer isso pelo lado do pontilhão. Terá que usar a rua Gumercindo de Souza, pegar a rodovia por cima (do viaduto) e deslocar até seu destino”, apontou.

As avenidas Winston Churchill e Rio Branco receberam sinalização para orientar o fluxo de veículos. O mesmo aconteceu com as vias de acesso onde foram promovidas as interdições. Apesar da trincheira ser no encontro da Rio Branco com a Leste-Oeste, a mudança desta outra extensão é considerada necessária para a renovação e ampliação do sistema de drenagem da avenida Winston Churchill, que posteriormente se estenderá também pela Rio Branco, no sentido norte-centro.

INTERVENÇÕES

O investimento para a edificação da intersecção em desnível é de R$ 25,5 milhões e engloba ciclovia, pavimentação reforçada e iluminação. O túnel vai passar por baixo da rotatória da Leste-Oeste, que terá a estrutura mantida. A ordem autorizando os serviços foi assinada na semana passada e o prazo para conclusão das intervenções é de dois anos. Uma empresa com sede em Minas Gerais venceu a licitação.

O canteiro de obras foi instalado na rotatória da Leste-Oeste, próximo da rua Guilherme da Mota Corrêa. As equipes da terceirizada já estão atuando nos serviços preliminares da obra, que envolvem, por exemplo, a topografia.