Parquímetros entram em operação
Lucinéia Parra
De Maringá
No primeiro dia de funcionamento dos parquímetros, sistema de controle eletrônico das vagas de estacionamento na área central de Maringá, a maioria dos motoristas não tinha adquirido o button para acionar o aparelho. Muitos ignoravam que ontem foi o primeiro dia de funcionamento do sistema e a grande maioria não tinha feito o teste nas duas semanas que os parquímetros foram acionados apenas em caráter experimental.
A dona de casa Maricéia Delfaveti, 35 anos, disse que tinha ouvido falar sobre os parquímetros mas não sabia que o sistema seria instalado em Maringá. Ouvi alguma coisa sobre isso na televisão, mas não sabia que ia ser em Maringá, disse. Ela mora em Munhoz de Mello (27 km ao norte de Maringá) e ontem estacionou o carro em uma das vagas em torno da Praça Raposo Tavares, no centro de Maringá.
Ao descer do carro, Maricéia não tinha nem idéia de como funciona o equipamento. Ela foi orientada por um funcionária da Tecpark empresa responsável pela instalação e manutenção dos parquímetros e prometeu que iria comprar o button.
Já o comerciante Aldo Porcu, 66 anos, sabia que ontem era o primeiro dia de funcionamento dos parquímetros, mas não tinha adquirido o button. Mesmo assim, ele estacionou no centro de Maringá. Vou ter que comprar este tal de button, mas sou muito mais contra o parquímetro do que à favor. Agora não vou mais poder comprar o meu jornal e ler sossegado dentro do carro como sempre faço, reclamou.
De acordo com o gerente da Tecpark, Denis Cremonesi, os motoristas ainda estão se acostumando com o novo sistema de controle de vagas de estacionamento. Ficamos surpresos com o elevado número de motoristas que respeitaram o sistema, disse. Segundo ele, a Tecpark tolerou o uso das vagas sem que o sistema tivesse sido acionado por parte de alguns motoristas porque muitos deles não tinham adquirido o button.





