Parque terá banco de embriões
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de março de 1997
Paulo Pegoraro Sucursal de Cascavel 
Luiz Carlos CadiniRecuperaçãoVista geral do Parque onde ficará o banco de germoplasma; ação ambiental e econômicaUm banco de germoplasma (massa que forma embriões) será o primeiro resultado concreto de um amplo projeto de recuperação das margens do Rio Andrada, que envolve um dos mais importantes ecossistemas do Estado. O banco começa a ser implantado na próxima semana, no Parque Ecológico de Cascavel.
O Rio Andrada tem curso entre o Parque Nacional do Iguaçu e o Rio Iguaçu, onde lança suas águas depois de atravessar cinco municípios, diretamente envolvidos no projeto, chamado Recuperação e Uso Sustentável de Bacias Hidrográficas junto a Comunidades Rurais de Baixa Renda.
As ações previstas incluem-se no Programa Nacional do Meio Ambiente, do Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, desdobrado no Paraná pelo Projeto de Execução Descentralizada. Em cinco regiões do Paraná estão sendo investidos R$ 3,76 milhões, dos quais inicialmente R$ 748,5 mil no projeto do Rio Andrada.
Os recursos são do Banco Mundial, com contrapartida do governo do Paraná. Os municípios entram com técnicos e infra-estrutura para os diversos componentes do projeto, que prevê envolvimento direto das próprias comunidades.
O banco de germoplasma vai fazer identificação e coleta de material genético de vegetais, principalmente espécies em extinção ou sob risco, ao longo do rio, como resultado do desmatamento acelerado para introdução da agricultura e pecuária.
A estrutura vai permitir o desenvolvimento de sementes e mudas, para o reflorestamento. Além da preservação ambiental, o projeto também tem objetivo econômico, prevendo exploração racional por empresas e populações ribeirinhas.
Nos municípios de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Lindoeste, Santa Lúcia e Boa Vista da Aparecida, serão desenvolvidas campanhas de motivação e organização das comunidades. Estima-se que o banco de germoplasma trabalhará com cerca de 150 tipos diferentes de vegetais, coletando embriões de matrizes previamente selecionadas, para desenvolvimento. Posteriormente, as mudas serão repassadas a viveiros municipais para que depois sejam entregues para plantio.
Já estão em Cascavel duas camionetas, um trator e dois micro-tratores (com implementos) para o trabalho de campo. Também já foram adquiridas cem capivaras, em um criadouro de animais silvestres de Ribeirão do Pinhal (Norte Pioneiro).


