Parque faz 61 anos e não cobra ingresso
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de janeiro de 2000
Valmir Denardin
De Foz do Iguaçu
Moradores dos 10 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná que fazem divisa com o Parque Nacional do Iguaçu poderão visitar gratuitamente as Cataratas hoje, data em que a reserva completa 61 anos. A medida foi adotada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que administra o parque.
Para obter a gratuidade, os visitantes terão que apresentar o título de eleitor no portão de acesso, para comprovar residência. O valor do ingresso é R$ 6,00. Hoje, o parque estará aberto para a visitação gratuita entre as 13 e as 19 horas. Pela manhã, serão realizados trabalhos de manutenção na rede elétrica e o acesso será restrito.
Outra atividade prevista para marcar o aniversário do parque é a inclusão das Cataratas no programa internacional Flores da Paz, criado em 1986 pelo líder pacifista indiano Sri Chinmoy. O programa reconhece lugares em todo o mundo que, na visão de Chinmoy, inspiram o homem a refletir sobre a necessidade de se buscar a paz.
Criado oficialmente em 10 de janeiro de 1939, o Parque Nacional do Iguaçu possui 185 mil hectares de mata subtropical. É a mais rentável das 140 unidades de conservação administradas pelo Ibama. No ano passado, arrecadou R$ 4,3 milhões apenas com ingresso recebeu 772 mil visitantes (9,3% a mais que no ano anterior).
A principal ameaça à integridade do parque é o funcionamento da Estrada do Colono, via não pavimentada que corta a reserva em 17,6 quilômetros e liga os municípios de Capanema (Sudoeste do Estado) e Serranópolis do Iguaçu (Oeste). Amanhã, a estrada completa dois anos de reabertura ilegal.