Parque do Ingá inicia comemoração de 30 anos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 05 de outubro de 2001
Marta Medeiros<br> De Maringá 
Várias atividades vão comemorar os 30 anos do Parque do Ingá, reserva nativa no centro de Maringá que é considerada uma das poucas do Brasil em área urbana. Apesar da expressão ecológica, o Parque do Ingá ainda não conseguiu se livrar de agressões que provocam a poluição do lago e a erosão na reserva.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marino Gonçalves, a prefeitura tem propostas para tentar reduzir os problemas ambientais do parque. Um delas é o término da canalização do lado norte para reter a água da chuva que provoca erosão. A secretaria pretende também fechar o portão secundário do parque para reduzir o fluxo de água da chuva e evitar a incidência de metais pesados no lago.
Outro objetivo da prefeitura é criar uma lei para controlar a perfuração de poços artesianos na área em torno da reserva. O excesso de poços reduziu a vazão das minas que abastecem os lagos.
A data oficial de aniversário da reserva é dia 10 de outubro, mas a partir de amanhã começam as atividades comemorativas, que prosseguem até dia 14. Um dos principais eventos será o abraço no parque, que deve reunir cerca de três mil pessoas.


