Imagem ilustrativa da imagem Paróquia leva presépio ‘vivo’ às ruas de Londrina
| Foto: Foto: Divulgação

Buscando promover um momento de reflexão e renovar a esperança, a paróquia São Vicente de Paulo, na avenida Madre Leônia Milito, zona sul de Londrina, irá levar um presépio “vivo” itinerante às ruas da cidade. Nos dias 19 (sábado) e 22 (terça-feira), membros da comunidade farão a representação de Jesus e seus pais, fazendo alusão à Sagrada Família. As atividades terão início às 20h e vão percorrer a Gleba Palhano, Bela Suíça, Colina Verde, Vale do Reno e Tucanos, entre outros bairros.

De acordo com padre Romão Martins, responsável pela paróquia, a ideia surgiu já de alguns anos. “Faz tempo que queremos dar visibilidade ao presépio no Natal. É uma época que muita gente fica ‘presa’ a festas, viagens, presentes e, muitas vezes, o principal motivo da comemoração fica em segundo plano”, contou. Com a pandemia de coronavírus, em que aglomerações não são indicadas, a igreja vislumbrou a oportunidade de fazer a iniciativa uma realidade.

Além do presépio, haverá músicas natalinas e as pessoas que desejarem poderão acompanhar a carreata, mas dentro dos veículos. O caminhão terá ornamentação especial. “Queremos levar a verdadeira luz do Natal, que é Jesus. Queremos, por onde passar, que a alegria se faça sentir nos corações e possamos apontar para a pessoa de Cristo. Num tempo de pandemia, é Jesus que não nos deixa desistir, que incentiva a caminhar e ter esperança”, destacou.

Os moradores ainda estão sendo convidados a se manifestar em suas casas e apartamentos, acendendo luzes ou a lanterna do telefone, como sinal de união e apoio. Citando passagem narrada no livro do profeta Isaías, na Bíblia, o sacerdote reflete que por meio da fé é possível encontrar uma nova realidade e positiva.

“Dia a Bíblia, no antigo testamento, que o ‘povo vivia nas trevas e viu uma grande luz’. Vivemos num tempo marcado de trevas, seja por causa da ameaça da Covid-19, do radicalismo político em alguns aspectos, gente que não se entende, medo do amanhã, do desemprego, conflitos familiares, intolerância, violência. Que nos deixemos iluminar pela luz de Jesus, que nos ajuda a vislumbrar uma caminhada diferente, amor, solidariedade, bondade e respeito”, elencou.