Parceria quer garantir acessibilidade
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Andréa Lombardo<BR>Equipe da Folha 
Curitiba - A Prefeitura Municipal de Curitiba e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR) prometem maior rigor na fiscalização em torno dos dispositivos de acessibilidade em empreendimentos novos ou já existentes, conforme prevê o decreto federal nº 5296, de 2004. O termo de cooperação entre as duas instituições foi assinado, anteontem, durante o V Fórum Permanente de Acessibilidade.
O Crea-PR dispõe de um comitê gestor para tratar, especificamente, das questões de acessibilidade e segundo seu presidente, Álvaro Cabrini, vem realizando seminários em todo o Estado para levar orientações aos profissionais sobre as normas técnicas para os dispositivos que devem estar previstos em qualquer empreendimento que tenha acesso público. Para ele, essa preocupação é um ato de cidadania, pois garante às pessoas com deficiência o direito de ir e vir.
''Curitiba está longe da condição ideal, mas com certeza é a cidade onde as questões de acessibilidade estão mais presentes e, por isso, é referência'', afirmou o assessor especial de Assistência à Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Irajá de Brito Vas. Ele acredita que a parceria com o Crea-PR irá tornar o trabalho mais efetivo para cobrar da sociedade o respeito ao que determina a legislação em relação ao direito de acesso.


