Parceria possibilitará atendimento de cães e gatos de Cambé em HV
Prefeitura municipal e Unifil assinaram convênio nesta quinta-feira para a utilização do hospital da instituição
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Prefeitura municipal e Unifil assinaram convênio nesta quinta-feira para a utilização do hospital da instituição
Da Redação

A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) assinou convênio com a UniFil nesta quinta-feira (26) para utilização do Hospital Veterinário da universidade. Agora a prefeitura tem a possibilidade de encaminhar cães e gatos que forem atropelados, abandonados, estejam em situação crítica de saúde ou com uma doença avançada para tratamento na estrutura da instituição.
A universidade só vai receber animais com a emissão da ordem de serviço e avaliação da médica-veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Ao todo, serão investidos R$ 240 mil por ano.
A avaliação vai buscar identificar se o animal tem origem no município de Cambé, se enquadra nas características descritas acima, além de uma gama de procedimentos que poderão ser autorizados ou não. Também será feita uma avaliação de risco e idade do animal, atendendo critérios técnicos.
Carência de atendimento especializado
O convênio surge para suprir uma carência de atendimento especializado para animais no município. "Precisávamos desse suporte técnico especializado, que agora complementa todo outro programa no município, o Cãobé, que já distribui ração e medicamentos gratuitamente, faz a castração em parceria com o Governo do Estado, e cuida”, explicou o prefeito Conrado Scheller.
Daniele Martina, coordenadora do Hospital, explica que a unidade tem estrutura para atender todos os animais: de porte pequeno, como cães e gatos, os grandes animais como bovinos, equinos, carneiros e ovinos; e também os silvestres. Além disso, o atendimento é 24 horas, todos os dias, e conta com todo o suporte aos animais como cirurgias, exames laboratoriais, raio-x e ultrassom; e especialidades com cirurgião, oncologista, anestesista e oftalmologista.
Funcionando desde 2012, o Hospital Veterinário UniFil conta com quatro ambulatórios, nove laboratórios, um centro cirúrgico para animais de companhia, um centro cirúrgico para grandes animais, salas de raio-X, ultrassonografia e internamento, farmácia e áreas de armazenamento, lavagem e esterilização de materiais e baias de internamento para grandes animais.
"Esse convênio agrega para o Hospital e também para a Prefeitura de Cambé, com atendimento a esses animais vítimas de maus-tratos. E pedagogicamente, temos o curso de Medicina Veterinária, em que os os alunos, desde o primeiro ano, podem estar no hospital e ver como é a realidade", observou a coordenadora. Também participou da cerimônia de assinatura o reitor Eleazar Ferreira.
(Com informações da Prefeitura de Cambé)

