Michele Muller
De Curitiba
Seis paranaenses foram selecionados no concurso internacional ‘‘Sonhadores do Milênio’’, promovido pelo McDonald’s em parceria com a Unesco. Eles disputaram com 430 crianças brasileiras as 40 vagas reservadas para o País. O objetivo do certame é divulgar as ações comunitárias mais criativas realizadas por jovens de 8 a 12 anos, oriundos de 100 países onde a rede de lanchonetes está presente.
Em maio, os autores das iniciativas selecionadas embarcam, com pais ou responsáveis, em direção à Flórida, nos Estados Unidos. Lá será realizado o Forum Global dos Líderes do Amanh㠖 um encontro do qual participarão 2 mil crianças do mundo inteiro.
Depois de São Paulo, o Paraná foi o estado brasileiro que mais classificou jovens. Os premiados – Bruno Rafael da Cruz, de Ribeirão do Pinhal, Crisleane Norbiato, de Apucarana, Graziely Ramos, de Curitiba, Mariela Isoton Francio, de Francisco Beltrão, Saimon Magalhães de Souza, de Lapa, e Stefani Luiza Aparecida Brassero, de Tamarama – ganharão entradas para três dias na Walt Disney World, além de passagens, hospedagem e transporte.
Três dos selecionados paranaenses se apresentaram à imprensa, ontem, para explicar como realizaram suas ações. Graziely Ramos, de 13 anos, foi premiada pela iniciativa de arrecadar alimentos para doar às famílias nordestinas carentes. ‘‘Fiquei chocada quando vi na TV uma mãe dando água com limão e açúcar ao filho, porque não havia mais nada para ele comer’’, conta. Todos os alimentos foram doados por colegas de sua escola.
Mariela Isoton Francio, 11, há vários meses alegra crianças de um orfanato de Francisco Beltrão. Ela se veste de palhaço, a cada 15 dias, e promove várias brincadeiras no local. ‘‘É muito bom ver as pessoas felizes. Eles adoram quando vou visita-los’’, diz a estudante.
Aluno de 6ª série de uma escola pública da Lapa, Saimon Magalhães alertou, com ajuda de uma professora de ciências, os consumidores de sua cidade quanto ao perigo de algumas substâncias presentes em certas pastas de dente. Seu trabalho, que incluiu uma vasta pesquisa sobre dentrifícios, foi selecionado no 42º Prêmio da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência.

mockup