Paraná vacina 90% das crianças contra poliomielite
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de agosto de 2003
Candice Dequech<br>Equipe da Folha 
Curitiba A Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a paralisia infantil até a próxima sexta-feira, pois o Paraná só conseguiu vacinar 90% das crianças de 0 a cinco anos de idade. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%, representando 874,4 mil crianças. Na primeira etapa da campanha, que ocorreu no dia 14 de junho, 97,8% das crianças do Estado receberam a vacina, o que representa 900,4 mil crianças, no entanto, segundo a secretaria, também foi necessária a prorrogação da campanha. A vacina estará disponível nas unidades de saúde.
As regiões que vacinaram o menor número de crianças foram a regional de Foz do Iguaçu (79,3%), Pato Branco (80,5%) e Ponta Grossa, com 84,7% de imunização. A regional de Telêmaco Borba obteve o maior índice de vacinação, com 99,3% das crianças imunizadas. União da Vitória veio em seguida, com 98,1% de imunização e Jacarezinho ficou em terceiro lugar no ranking, com 97,8% de crianças imunizadas contra a poliomelite. A regional de Curitiba ocupou a sexta posição entre as 22 regionais do Estado, com 94,5% das crianças imunizadas. Londrina ficou em 17º lugar.
A poliomelite já está erradicada no Brasil e no Paraná desde 1986, mas, como o vírus da doença ainda circula em alguns países da Ásia e África, a vacinação é mantida. O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1986, na Paraíba. A última ocorrência da doença no Paraná foi em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, também em 1986. A meta para a erradicação global da doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, é até 2005.


