Paraná quer recolher 3,5 milhões de pneus
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2003
Alexandre Palmar<br>Equipe da Folha
Foz do Iguaçu O combate à dengue no Paraná recebeu um reforço ontem, com um convênio firmado em Foz do Iguaçu, entre o poder público e iniciativa privado, para reutilização de pneus velhos. A meta do programa ''Rodando Limpo'' é recolher e reaproveitar cerca de 3,5 milhões de pneus usados de todo o estado.
O projeto da BS Colway Pneus Remoldados, em parceira com a Petrobras, funciona em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz e Joinville (SC). Agora, recebeu a adesão do Palácio Iguaçu, Itaipu Binacional, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias (Faciap), entre outros órgãos.
Através do programa já foram retirados quatro milhões de pneus, que foram transformados em óleo combustível e gás, inclusive de cozinha. A iniciativa consiste em coletar, transportar, picar o material, cujos resíduos são misturados ao minério de xisto da usina da estatal em São Mateus do Sul (91 km ao nordeste de União da Vitória).
Para o governador Roberto Requião (PMDB), o programa contribui para a eliminação de um dos principais criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. ''Estamos iniciando essa parceria para combater o mosquito e fazendo isso, certamente, baixaremos o número de casos de dengue no Paraná'', disse.
O diretor-geral da Itaipu Binacional, no lado brasileiro, Jorge Samek, mostrou preocupação na existência de focos de dengue em municípios brasileiros e paraguaios da fronteira. ''Vamos fazer uma parceria com as cidades da região, em especial com os vizinhos ao Lago de Itaipu, entre eles os municípios paraguaios'', afirmou Samek.
Segundo o secretário da Saúde, Cláudio Luiz Xavier, 666 casos de dengue já foram confirmados em todo o Estado e 1,8 mil casos suspeitos.