Pioneirismo na geração de centros de excelência em vôlei, basquete e ginástica olímpica deverá fazer do Estado referência nacional
O Paraná é um Estado pioneiro na formação de atletas. Através do projeto Centros de Excelência, crianças e jovens paranaenses estão tendo acesso a diversas modalidades esportivas, com técnicos e equipamentos de primeira linha. O primeiro centro de excelência foi o de vôlei, criado em 1997. Desde o início, o modelo adotado pelo governo do Estado procurou aliar o exemplo e a experiência de atletas profissionais consagrados à força de vontade da nova geração.
Assim surgiu o time Rexona/Paraná, dirigido pelo técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, da Seleção Brasileira Feminina, e com várias atletas da própria seleção. A equipe deu o pontapé inicial nos núcleos, as escolinhas de vôlei, que hoje já são 22 e onde mais de 2.500 alunos aprendem o esporte.
Com a experiência vitoriosa do vôlei, seguiram-se os centros de excelência do basquete e da ginástica olímpica, já em funcionamento. E a Secretaria do Esporte e Turismo, responsável pelos centros, estuda a implantação dos de xadrez, surfe, tênis de mesa, judô e atletismo.
O resultado do empenho é que o Projeto Centros de Excelência deverá tornar o Paraná, em pouco tempo, uma referência nacional na área esportiva. O Estado também poderá ser uma referência social. Afinal, para participar de qualquer um dos núcleos dos Centros, a única exigência do governo do Estado é que as crianças estejam matriculadas em qualquer escola da rede pública ou particular de ensino. Segundo a Secretaria do Esporte e Turismo, a idéia é oferecer uma nova oportunidade de futuro para as crianças e os jovens através do esporte.
O primeiro Centro de Excelência criado pelo governo do Estado foi o de vôlei, no Ginásio do Tarumã, em Curitiba. O núcleo tem atualmente mais de 800 alunos.
Para participar do grupo e aprender vôlei no mesmo local onde treina a equipe Rexona/Paraná e a Seleção Brasileira Feminina, as crianças passam por um teste de seleção no início de cada ano. Do teste desse ano participaram mais de 1.000 crianças, disputando uma das 250 vagas.
Na coordenação do projeto está o técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, que treina a seleção e o Rexona/Paraná. A equipe foi campeã no brasileira no ano passado, quando jogou pelo Paraná pela primeira vez, e vice-campeã neste ano. ‘‘O projeto ajuda a resgatar a cidadania das crianças e oferece a elas uma nova perspectiva através do esporte’’, diz Bernardinho.
Dos 1.000 alunos que já passaram pelo núcleo curitibano, 90 conseguiram vaga para treinar e jogar em clubes da capital. Isso representa o primeiro passo para a profissionalização de muitos atletas. A maioria dessas crianças vem de escolas da rede pública de ensino e tem no esporte uma chance de crescimento.
Além da capital, o Centro de Excelência de Vôlei funciona em mais 18 municípios do interior do Estado. No total são 22 núcleos, instalados em escolas públicas, e mais de 2.500 alunos sendo atendidos. As crianças, que têm entre 8 e 14 anos, participam de treinos e aulas nos períodos da manhã ou tarde, em três níveis de aprendizado: baby, mini e vôlei.

mockup