A cidade de Londrina recebe mais uma edição do Paraná em Ação, nesta quarta (5), quinta (6), e sexta-feira (7), das 9h às 17h, na Praça Luiz D’Laqua, no Jardim Bandeirantes (Avenida Serra da Esperança, 1.101, zona oeste). No local, será realizada uma feira de serviços públicos gratuitos que promovem cidadania e inclusão social.

O Paraná em Ação é um projeto do governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania. As feiras do projeto são realizadas a partir da articulação com as instituições parceiras, como a Prefeitura de Londrina, por meio da oferta de serviços gratuitos.

Entre os órgãos presentes estará a secretaria municipal do Trabalho, Emprego e Renda, que divulgará todas as oportunidades de emprego abertas, bem como dará orientações sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho digital.

Já a secretaria municipal de Políticas para as Mulheres levará material informativo e a agenda de cursos do Centro de Oficinas para as Mulheres. Serão feitas, ainda, inscrições das mulheres interessadas nos cursos. Também serão divulgados os serviços do CAM (Centro de Atendimento à Mulher), e estará no local o Ônibus Lilás, do Governo Estadual. Com isso, havendo demanda, será possível realizar orientações dos serviços de psicologia, serviço social e orientação jurídica. Também estarão presentes projetos integrantes da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, como o Numape (Núcleo Maria da Penha), Nuavidem (Núcleo de Atendimento de Violência Doméstica na Delegacia da Mulher) e Conselho da Comunidade.

A secretaria municipal de Assistência Social fará orientações sobre acesso ao Cadastro Único, consulta aos sistemas e fornecerá orientações gerais sobre a política de Assistência Social (acesso a benefícios, serviços, programas e projetos da política de assistência social).

Além disso, os dez Cras (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade estão fazendo o agendamento para a emissão da primeira ou segunda via do RG. Qualquer pessoa que tiver interesse em emitir o documento pode se dirigir ao Cras para fazer o agendamento on-line e ter seu horário de atendimento previamente estabelecido para um dos dias do evento.

Aqueles que não conseguirem fazer o agendamento pelo Cras poderão se dirigir diretamente ao Paraná em Ação, para atendimento nos guichês. O primeiro dia do evento será voltado, prioritariamente, às crianças e adolescentes que ainda não têm o documento ou que precisam da segunda via. O agendamento também está sendo feito pela Secretaria de Educação, neste caso voltado especificamente para os alunos da rede municipal.

A FEL (Fundação de Esportes de Londrina) também estará presente, levando atividades recreativas e esportivas, como perna de pau, basquete e futebol. Da Prefeitura participa, também, a secretaria municipal de Saúde, por meio da oferta de diversos serviços.

A população terá acesso, ainda, a serviços como: assistência jurídica, por meio da Defensoria Pública do Paraná; vagas de estágio, pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); Nota Paraná; emissão e alteração de CPF, por meio do Depen (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná). Participam, também, a Copel), a Sanepar, o Instituto de Identificação do Paraná; PCPR na Comunidade; ID Jovem; Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná.

(Com informações do N.Com)