Paraguai prende 2 ligados à máfia
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 25 de junho de 1998
Valmir Denardin 
A Polícia Nacional paraguaia prendeu, terça-feira, em Ciudad del Este, dois acusados de pertencer à máfia chinesa, organização criminosa especializada em extorquir comerciantes orientais na fronteira entre Brasil e Paraguai. Eles seriam integrantes da facção Tai-Chen, uma das mais perigosas da organização.
Foram presos Kin Fat Tang, de 20 anos, acusado de ser soldado (uma espécie de cobrador da máfia) e um homem que, de acordo com a polícia, usa dupla identidade. O homem, que tem aproximadamente 25 anos, possuía dois vistos permanentes expedidos pelo Departamento Geral de Imigrantes do Paraguai: um em nome Jun Hong e outro, de Lee Choi. Até ontem, as autoridades paraguaias não conheciam a verdadeira identidade dele.
De acordo com a Polícia Nacional, ele é o chefe da facção Tai-Chen na fronteira. Esse homem é acusado do assassinato a tiros de um comerciante oriental em 1995, no centro de Ciudad del Este. A vítima teria se recusado a pagar por uma suposta proteção da organização criminosa.
Os dois acusados de integrar a máfia chinesa moram em Foz do Iguaçu e foram presos no Shopping Pacific, no centro de Ciudad del Este. Segundo a Polícia, minutos antes eles haviam extorquido US$ 4 mil do comerciante taiwanês Hok Chio, de 41 anos, dono de uma loja naquele shopping.
A Polícia Nacional informou também que o homem de dupla identidade foi preso em 95, acusado de extorsão, posse de maconha, chantagem, coação e ameaça de morte. Mas, em pouco tempo, ele foi libertado por ordem judicial.
Considerada uma das organizações criminosas mais temidas e violentas do mundo, a máfia chinesa tem na fronteira entre Brasil e Paraguai uma de suas principais áreas de atuação. Segundo a Polícia Nacional, a organização arrecada com extorsão contra empresários cerca de US$ 9 milhões por mês.
A organização é acusada de cobrar uma porcentagem do total que cada comerciante oriental de Ciudad del Este importa para revender. Há cerca de 9 mil chineses vivendo ilegalmente no Paraguai.


