A interdição da avenida Ayrton Senna em Londrina, logo no começo da manha desta quinta (21), deixou a população que circula pela região Sul surpresa. Mesmo com o feriado de Tiradentes, o movimento de carros, pedestres e motocicletas era notável e, com a sinalização, o trânsito fluiu bem na rotatória que fica nas proximidades da avenida Maringá e Madre Leonia Milito.

Aviso alerta motoristas desde o início da semana
Aviso alerta motoristas desde o início da semana | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

A interdição começou às 8 horas e, de acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, com previsão de término às 18 horas. A fonoaudióloga Cíntia Ota aproveitou o feriado para caminhar no Lago Igapó e admite que não sabia do impedimento. "Passo muito pouco por aqui, não faz parte de minha rotina, só venho caminhar mesmo. Deixei o carro num lugar bom - a Rua Joaquim de Matos Barreto - e não sabia que domingo estaria assim novamente. Bom saber", comentou.

Já o vendedor Carlos Fernandes, que mora bem próximo à rotatória da Ayrton Senna e não precisa tirar o seu carro da garagem para caminhar em volta do lago, expõe que a obra altera sua rotina consideravelmente. "Impacta no trânsito, mas entendo que é ´para o bem de todos, então, vou tentar passar por esses dias com mais tolerância", disse.

O trânsito está impedido para trazer melhorias à estação de tratamento de água
O trânsito está impedido para trazer melhorias à estação de tratamento de água | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

Com investimentos estimados em R$ R$ 10,2 milhões, a iniciativa da Sanepar visa substituir as duas linhas de adutora da década de 1960 que levam água do ribeirão Cafezal até a estação de tratamento da empresa, localizada na avenida Juscelino Kubitschek (JK). A nova tubulação, que está sendo implantada nas pistas de rolamento facilitará o acesso a manutenções, tem maior diâmetro e, portanto, melhor eficiência no transporte da água.

De acordo com o encarregado da obra presente nas ações desta quinta, Anderson Saraiva, uma equipe de 15 trabalhadores dedica-se ao longo de todo o feriado para dar andamento aos serviços planejados. "Precisamos fazer a troca da tubulação que é muito antiga para essa nova que tem 800 mm e não tem outro jeito: precisa interditar, abrir e realizar o serviço", ratifica. "Na segunda-feira, já estará tudo recomposto", sinaliza. A obra teve início em dezembro passado e, em caso de mau tempo, a programação será cancelada.

O que muda nas vias do entorno

Com a interdição nesta quinta-feira (21), a empreiteira vai realizar a ligação da rotatória até o início da av. Ayrton Senna. Para isso, todo o trânsito segue desviado da av. Maringá (sentido bairro) para a rua Joaquim de Matos Barreto. A sinalização está fixada na rotatória desde o início da semana como forma de alertar a população.

A rua Bento Munhoz da Rocha Neto também segue interditada no cruzamento com a rua Eurico Hummig. Assim, os motoristas devem seguir até a rua João Huss, quando poderão retornar para a Ayrton Senna. Os bloqueios estão nas ruas Eurico Hummig e José Monteiro de Melo no cruzamento com rua Wesley César Vanzo - o objetivo de evitar que os condutores cheguem à Bento Munhoz.

Aviso alerta motoristas desde o início da semana
Aviso alerta motoristas desde o início da semana | Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha

A orientação da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina) aos motoristas é que desçam a av. Maringá e a rota sugerida é utilizar a rua Pref. Faria Lima ou procurar outras rotas. Para aqueles que estiverem na Gleba Palhano e necessitarem ir sentido av. Maringá, o acesso pode ser feito pela av. Ernani Lacerda de Athayde. Não haverá alteração na Ayrton Senna sentido da avenida Maringá.

Já no domingo (24), a empreiteira pretende realizar a ligação da lateral do aterro até a rotatória. Dessa maneira, todo o trânsito terá que ser desviado da av. Maringá (sentido bairro) para a rua Joaquim de Matos Barreto. Do lado oposto ao aterro não haverá interdição, dessa forma o trânsito na Bento Munhoz da Rocha Neto estará fluindo normalmente. Outra orientação da CMTU é que os condutores que descem a av. Maringá, façam a conversão na Faria Lima ou busquem rotas alternativas.

Imagem ilustrativa da imagem Para melhorias, Ayrton Senna tem trânsito impedido
| Foto: Walkiria Vieira - Grupo Folha