Para fazendeiros, autoridades têm postura criminosa
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de setembro de 1997
Agência Estado Marília 
Dorico da SilvaViolênciaMobília da casa do administrador da fazenda Cordilheira foi destruídaO Movimento Nacional de Produtores (MNP), criado no mês passado, pretende processar civil e criminalmente o governador do Paraná, Jaime Lerner (PFL), por descumprir dezenas de mandados judiciais de reintegração de posse de fazendas invadidas no Estado. O coordenador nacional do MNP, Willian Koury, disse que Lerner tem uma postura irresponsável e criminosa, que poderá ter consequências graves.
De acordo com Koury, Lerner está mergulhando o Paraná em situação de extrema apreensão. Ele afirma que o descumprimento dos mandados de reintegração de posse pode levar os fazendeiros que tiveram áreas invadidas a adotar medidas de proteção de suas propriedades.
O governo estadual, não cumprindo as determinações da Justiça, induz os cidadãos a entender que prevalece a lei do mais forte, e isto pode gerar consequências desastrosas e inevitáveis, disse. A defesa do patrimônio, conforme a própria lei faculta, fatalmente trará conflitos armados e o governador tem que ser responsabilizado por isto.


