A central telefônica do Fórum de Londrina está paralisada desde a última segunda-feira. A causa da pane ainda não havia sido identificada até a tarde de ontem mas a empresa que aluga o equipamento estimou que até o final do dia o sistema deverá ser restabelecido. Além da central, dois equipamentos de fax queimaram e caixas eletrônicos das agências bancárias que funcionam no prédio também foram afetados.
No ano passado, a central telefônica sofreu três panes. A última, em dezembro, deixou os 123 ramais mudos por quase três semanas. Na ocasião, a direção do Fórum fez a troca emergencial do antigo sistema alugando uma nova central por um período de seis meses até que seja concluída a compra de um equipamento novo. O contrato de locação, no valor de R$ 6.250,00, estipula a prestação de assistência técnica e seguro do equipamento. Por isso, o conserto dessa vez não significará custo adicional.
De acordo com o diretor da empresa que locou o equipamento, Roberto Martins, o problema ocorreu depois de uma pancada de chuva. ''Pode ter sido uma descarga atmosférica ou uma sobretensão na rede externa da Copel'', avaliou. No poste de energia que alimenta o Fórum, segundo Martins, houve desligamento das chaves de alta tensão. Conforme o diretor, hoje pela manhã a Sercomtel vai instalar um sistema telefônico alternativo no Fórum, que deverá entrar em funcionamento à tarde.
O diretor do Fórum, juiz Alberto Veloso, não foi encontrado pela reportagem para comentar o assunto. A Copel também foi procurada mas não deu retorno até o fechamento desta edição. Enquanto persiste o problema, sobram transtornos. A advogada Heloisa Toledo Volpato, por exemplo, precisou ir pessoalmente ao Fórum. ''Isso acaba atrapalhando, porque faz a gente perder tempo'', reclamou. Já o advogado Abrahan Lincon de Souza comentou que as panes podem atrasar os trâmites internos e refletir no andamento dos processos.

mockup