Núbia e Jacqueline com os filhos no aterro do Igapó
Núbia e Jacqueline com os filhos no aterro do Igapó | Foto: Walkiria Vieira

O céu azul e o extenso gramado verde são convites para a população londrinense desfrutar dos espaços públicos, gratuitos e seguros na cidade. No domingo (11), a presença de famílias em diferentes pontos confirma a assiduidade ao programa de fim de semana que tornou-se tradição e, durante a pandemia de coronavírus, mudou o comportamento das pessoas - há distanciamento seguro, uso de máscaras e harmonia entre as diferentes atividades observadas.

No aterro do Lago Igapó, na região sul, a professora Márcia Gonçalves e seu esposo, o auxiliar administrativo Gilberto Gonçalves fazem da partida de frescobol um momento de diversão e relaxamento. O hábito é parte da rotina deles e, após o almoço na casa do sogro, que é vizinho ao aterro, o jogo é um motivo a mais para estarem juntos e desfrutarem da estrutura do município. "Moramos no jardim Interlagos (zona leste) e como não temos muitos parques, lugares como esse são essenciais para saúde física e mental", comentam.

CAVALO NA PAISAGEM

A bola rola, bebês engatinham, os cachorros correm e uma cavalo destaca-se na paisagem urbana. Seu nome é General e ao lado de seu responsável e doutor em Educação Física, Jean Moraes, o passeio é um diferencial para as tantas famílias que se encantam diante do trote, da mansidão e elegância do animal. Os passeios são uma cortesia e Moraes divulga o seu espaço, Dr. Cowboy Adventure, que fica na saída de Curitiba e oferece passeios a cavalo, trilhas e treinamento. No lombo do bicho, Pedro. "Ele gosta muito de cavalo e sua família dez questão que vivesse essa experiência bem ali, no meio da cidade" conta Moraes.

FESTA DE ANIVERSÁRIO

Uma festa de aniversário com direito a flâmulas transcorre, ao mesmo tempo em que visitantes relaxam no gramado ao ponto de fazerem a sesta - tamanha a paz encontrada em contato com a natureza . A tarde de domingo no aterro é sinônimo de democracia. Há lençóis no gramado, idosos acomodados em cadeiras de praia e pessoas se exercitando e até provando o equilíbrio na prática esportiva conhecida por slackline - uma uma fita de nylon esticada entre dois pontos fixos permite ao praticante andar e fazer manobras, conforme o seu condicionamento.

PIQUENIQUE

A nutricionista Núbia Fernandes, 32, é mãe de Lucas, 6. Estava no aterro com sua amiga desde os tempos da adolescência em Ivaiporã, a psicóloga Jacqueline Vieira, 32, mãe de Samuel, 3. As famílias se reuniram após o almoço para tomar sol, brincar, colocar a conversa em dia e também deixar as crianças gastarem energia. Trazemos água e o que gostam de comer e consideramos que é um opção atrativa e saudável para todos", comentam.

Núbia e Jacqueline com os filhos no aterro do Igapó
Núbia e Jacqueline com os filhos no aterro do Igapó | Foto: Walkiria Vieira

PASSEIO COM PETS

Moradores do entorno localizado na região sul da cidade, a enfermeira Juliana Mello e o analista de LGPD, Carlos Reis, ambos de 24 anos, consideram o programa uma recarga nas energias, tanto para eles como para as cachorras, Sadia e Zui. "Nós moramos em apartamento e notamos como esse passeio deixa todos da casa mais felizes. Caminhamos, tomamos sol, vemos pessoas e com a temperatura mais agradável é reconfortante", pensam.

Carlos e Juliana com as cachorras  Zui e Sadia: "Até eles ficam mais felizes  por sair do apartamento e tomar sol"
Carlos e Juliana com as cachorras Zui e Sadia: "Até eles ficam mais felizes por sair do apartamento e tomar sol" | Foto: Walkiria Vieira

LAGOA DOURADA

Revitalizada e reinaugurada há menos de um mês, a Lagoa Dourada também se transformou em um ponto de encontro, lazer e integração no jardim Monte Belo (zona sul). Com pista de caminhada, parque infantil, academia ao ar livre, quadra de futebol, iluminação em LED e outras melhorias, no quarto domingo desde sua abertura, a presença da vizinhança e de famílias de outros bairros comprova que as mudanças deram certo e são uma atração de lazer a céu aberto, gratuita e democrática.

Imagem ilustrativa da imagem Pandemia 'muda' regras nas áreas públicas de lazer em Londrina
| Foto: Walkiria Vieira

Moradora do jardim Cafezal, Rosana Custódio, 40, estava no parque pela segunda vez com os três filhos: Gabrielly, 13 anos, Nicolas de 10 e Brayan, 3. A paisagem, os brinquedos e o clima estável são alguns motivos que elege para considerar o espaço agradável e seguro. "É a segunda vez e as crianças ficam tão à vontade que correm descalças, gastam energia, fazem atividade física e ficam soltos", alegra-se.

Imagem ilustrativa da imagem Pandemia 'muda' regras nas áreas públicas de lazer em Londrina
| Foto: Walkiria Vieira

A bordo de bicicletas, patinetes e skates, crianças e adolescentes, com uso da máscara, desfrutam da liberdade. Os clássicos papelões para escorregar também completam a cena e os adultos revivem os momentos da infância ao lado dos netos e sobrinhos. Moradora do Jardim Franciscato, Agatha, 8, estava na companhia da família aproveitou todos os brinquedos do parque, que considera que ficou lindo. Do ponto de vista de seus familiares, faz falta um banheiro, mas por outro lado aprovam a acessibilidade, a qualidade e o bem estar que o novo ambiente proporciona a pessoas de todas as idades.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1