Palmiteiros são presos em flagrante
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 31 de outubro de 2002
Lucinéia Parra<br> Equipe da Folha 
São Pedro do Ivaí Policiais Florestais de Maringá e da Polícia Civil de São Pedro do Ivaí prenderam, na tarde de anteontem, oito homens e um jovem de 17 anos, derrubando palmeiras de palmito, numa área de preservação ambiental. O crime foi denunciado por funcionários da fazenda onde está a área de preservação. Cerca de 700 palmeiras de Palmito Jussara foram derrubadas e estão apreendidas na Delegacia de São Pedro do Ivaí.
Reinaldo Reis Nascimento Cunha, Valdivino Vieira dos Santos, Cinésio Pedroso, Vanderlei Rodrigues, Hugo de Leon Vieira da Cruz, Eduardo Rodrigues, Antonio Carlos Volfi e o adolescente O.V.B. 17 anos, foram presos numa mata de 76 alqueires. Segundo o investigador Claudemir Côco Garcia, responsável pela delegacia de São Pedro do Ivaí, eles montaram um acampamento no interior da propriedade e estavam espalhados para evitar que a derrubada das árvores num mesmo local chamasse a atenção.
A área de preservação ambiental fica na fazenda Barbacena, em São Pedro do Ivaí. De acordo com Garcia, os nove presos serão indiciados por crime ambiental, invasão de propriedade e furto. Eles não serão libertados mediante o pagamento de fiança.
Ontem, na delegacia de São Pedro do Ivaí, os nove envolvidos não falaram para quem estavam trabalhando. Em depoimentos desencontrados, afirmaram que foram deixados no local segunda-feira à noite e que não conhecem a pessoa que os contratou. ''Alguns disseram que estavam trabalhando por R$ 15,00 o dia e outros por R$ 5,00 a dúzia de palmeiras'', disse o investigador. Todos os presos são moradores de Londrina.


