Dorico da SilvaAlta demandaA diretora do Caic, Vera Lúcia da Silva, conversa com pais: 40 vagas no pré e sete na 3ª série
Na esperança de conseguir uma vaga para seus filhos na pré-escola e na 3ª série do 1º grau, dezenas de pais passaram a noite em frente ao Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), no jardim Santiago (zona oeste). As matrículas foram realizadas ontem de manhã, quando já havia mais de 100 pessoas na fila. Foram ofertadas 40 vagas para a pré-escola e sete para a 3ª série.
As primeiras pessoas começaram a formar fila anteontem, às 14h30. A grande maioria dos pais queria uma vaga na pré-escola. O presidente da Associação dos Pais e Mestres da escola, José Cordeiro da Silva, conta que vários pais telefonaram avisando-o da fila. ‘‘Vim aqui ontem (anteontem), às 19 horas, para ver como estava a situação.’’ Como os pais estavam do lado de fora do Caic, ele diz que conseguiu a liberação do ginásio de esportes à noite, se chovesse.
Rosângela Campanhã Figueireido, moradora do jardim Santiago, foi a primeira a chegar. ‘‘Ouvi uns boatos que já tinha fila, por isso corri pra cá.’’ Ela e algumas amigas tentaram organizar a fila, distribuindo senhas.
Apesar de um cartaz avisar os pais de que seria dada preferência às crianças nascidas em 1991 até 30 de junho, Rosângela Figueiredo insistiu em ficar na fila. ‘‘Meu filho Felipe nasceu em agosto, mas vou ficar aqui. Acho esta exigência uma injustiça.’’
Às 8h30, quando os portões do Caic foram abertos, Rosângela Figueiredo foi informada pela diretoria do Caic que não poderia fazer matrícula ontem e que poderia voltar à escola na segunda-feira - quando serão feitas matrículas, se sobrarem vagas. ‘‘Tomei chuva, passei a noite aqui e não adiantou nada.’’
Quem também não teve sorte foi Mafalda Ribeiro, que tentava uma vaga na pré-escola para o filho, que nasceu em 1990. Ela conta que resolveu entrar na fila, mesmo não preenchendo as exigências, porque não conseguiu vaga para a 1ª série do 1º grau em outra escola.
Já Maria Gorethe Checon de Melo matriculou seu filho na pré-escola. ‘‘Ainda bem. Eu não teria dinheiro para pagar uma pré-escola particular.’’ Ela acredita que o fato de já ter um filho no Caic ajudou a conseguir a vaga.

‘Ouvi boatos de
que tinha fila,
então corri pra
cá’, disse mãe


Muitos pais ficaram na fila acompanhados de seus filhos. É o caso de Rose de Souza, que apareceu na escola às 7 horas com os filhos Alan, de três anos, e Amanda, de quatro. ‘‘A menor está com sono, mas não eu tinha com quem deixá-la.’’
Rose de Souza, moradora do jardim Leonor (zona oeste), tentava uma vaga na pré-escola para a filha, mas foi embora ao ser informada que a escola não atende estudantes daquele bairro. ‘‘Agora vou tentar matricular a Amanda em outra pré-escola.’’
No Caic funcionam duas escolas. A Escola Municipal Professora Maria Bueno atende crianças do pré a 4ª série do primeiro grau, enquanto que a Escola Estadual Professor Cássio Leite Machado é de 5ª a 8ª série do primeiro grau.
A diretora-geral do Caic, Vera Lúcia Pereira da Silva, explica que o total de vagas na pré-escola é 96. Deste total, 26 foram preenchidas por crianças que frequentavam o jardim do Caic, 30 fazem parte de um cadastro preenchido pelos pais em 1993 e o restante foi ofertado ontem.
Vera Lúcia da Silva credita a grande procura ao Caic à falta de escolas na região. ‘‘Atendemos sete bairros’’, conta. Além disso, ela afirma que o método psicopedagógico diferenciado atrai os pais. No Caic, além das aulas regulares, os alunos participam de oficinas esportivas, de cultura e educação para o trabalho.
Segundo a diretora-geral, nos anos anteriores, o tamanho das filas era triplicado. Ela acredita que, aos poucos, os pais foram compreendendo que não adiantava ficar na fila se não preenchiam as exigências da escola. As matrículas prosseguem na segunda-feira para a pré-escola (se sobrarem vagas) e para a 5ª a 8ª série.

mockup