Pais de alunos, professores e estudantes do Colégio Estadual Hugo Simas fazem hoje um protesto, a partir das 9 horas, no centro de Londrina, contra o que consideram ‘‘uma ameaça absurda de demolição do prédio’’. O Hugo Simas, com 61 anos de funcionamento, é o mais antigo da cidade e atende atualmente cerca de 3 mil alunos.
A comunidade do colégio reivindica há anos uma ampla reforma no prédio, que é muito antigo e apresenta problemas estruturais. Na semana passada, o diretor técnico da Fundepar - responsável pelas reformas e manutenção física das escolas públicas do Paraná -, Marcelo Paulino, visitou o Hugo Simas e sugeriu que ao invés de reformá-lo, o melhor caminho seria a demolição do prédio e a construção de um novo.
‘‘Vamos pedir SOS Hugo Simas. Em vez da demolição, queremos que o governo do Paraná faça o tombamento do prédio como patrimônio histórico-cultural de Londrina e do Estado. Estamos muito preocupados com a ameaça de demolição’’, afirma Tania Tamiko Pitsilos, mãe de dois alunos do colégio e uma das organizadoras do protesto de hoje.

mockup