Imagem ilustrativa da imagem Painéis digitais começam a ser testados na zona sul em Londrina
| Foto: Gina Mardones/ Grupo Folha

Condutores e pedestres que passarem a partir desta quarta-feira (16), na avenida Inglaterra (zona sul), vão se deparar com dois painéis de LED (um em cada lado da pista) instalados nas faixas de pedestres na esquina da rua Dinamarca. Pela manhã, agentes de trânsito estavam orientando a população.

Os equipamentos estão conectados a botoeiras instaladas nos postes. Quando o botão é acionado pelo pedestres, a mensagem "Atenção, pedestre na faixa” será exibida no painel para orientar os motoristas a pararem.

“Fora desse momento, as frases repetirão orientações para os motoristas sobre o respeito ao limite de velocidade e à travessia dos pedestres. Mas o painel é bem dinâmico e assim conseguimos emitir outros alertas como, por exemplo, interdições na pista”, explica o diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, major Sérgio Dalben.

Além dos painéis foram instalados refletores para aumentar a luminosidade na faixa a partir das 18h. O kit (fiação, refletores, postes e painel) foi adquirido por meio de licitação e custou cerca de R$ 10 mil (para os dois lados da pista).

Dalben comenta que a ideia partiu dos próprios funcionários da CMTU e tem como principal objetivo auxiliar na educação do trânsito e valorizar a faixa de pedestres. “Os pedestres ainda se sentem inseguros e muitos têm vergonha de sinalizar na intenção de atravessar a pista. Mas também há muitos condutores que ainda ignoram o gesto”, comenta.

Imagem ilustrativa da imagem Painéis digitais começam a ser testados na zona sul em Londrina
| Foto: Gina Mardones/ Grupo Folha

A escolha do local para a instalação dos painéis se deve ao fluxo de pessoas, principalmente de crianças, que se reúnem na praça Maria Thereza Vieira, onde ocorre a Feira da Lua uma vez por semana. Além disso, a via é alvo constante de acidentes de trânsito.

Quem trabalha por lá, já presenciou inúmeras ocorrências. “Já perdi um amigo que se envolveu em um acidente nesta avenida. Por ela ser plana, o pessoal abusa mesmo da velocidade”, relata Élio Redon, que frequenta o bairro há pelo menos 18 anos. Sobre a intervenção na faixa de pedestres, o empresário aprovou a medida.

“Tem que ir apostando em medidas que melhorem o trânsito. Tem muitos carros circulando pela cidade e também muitos motociclistas e na minha opinião, são esses que mais precisam ser alertados, pois costumam estar sempre com muita pressa”, completa.

De acordo com Dalben, avenidas com grande fluxo de pedestres, especialmente de crianças e idosos, como na Santos Dumont (zona leste) e Saul Elkind (zona norte), poderão em breve receber também os painéis eletrônicos. O planejamento inicial prevê 16 pontos.

Imagem ilustrativa da imagem Painéis digitais começam a ser testados na zona sul em Londrina
| Foto: Gina Mardones/ Grupo Folha

“Vamos tentar levar para todos os cantos da cidade de forma a reforçar a importância da faixa de pedestres e transmitir mensagens educativas diariamente para os motoristas. Queremos que a educação seja feita pela conscientização e não pela aplicação de multas”, ressalta o diretor de trânsito.

Entre janeiro e setembro de 2019, a CMTU registrou mais de 80 mil autuações por excesso de velocidade no trânsito da cidade. Na avenida Inglaterra, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h.

Rosângela Lopes que trabalha há oito anos em frente à faixa de pedestres, também diz que o excesso de velocidade é o maior problema da avenida. “Não vejo ninguém respeitando, nem mesmo quando há gente atravessando a pista. Espero que esses painéis ajudem, mas acredito que vai levar um tempo para os motoristas se conscientizarem”, diz.

“Adote uma faixa”

A CMTU tem a intenção de firmar parcerias com a iniciativa privada para aumentar o número de faixas de pedestres com painéis de LED. A ideia é divulgar em breve o projeto “Adote uma faixa”.

“Depois de testarmos essa medida aqui na avenida Inglaterra, queremos ampliar para outros locais e iremos estudar o que poderemos fazer para atrair os empresários, considerando também o que é permitido dentro da Lei 'Cidade Limpa'”, finalizou.

Radares

Ainda de acordo com Dalben, outro reforço no trânsito que a CMTU está divulgando para 2020 é a instalação de novos radares. A expectativa é de que 21 novos equipamentos façam a fiscalização eletrônica nas principais vias de Londrina, chegando a um total de 43 radares.

“Os locais são definidos de acordo com estudos do trânsito. Estamos em fase de preparação do edital e todo o processo deverá ser concluído dentro de cinco meses”, diz.

Leia mais: Cai número de motoristas que não pagam zona azul em Londrina