Nesta terça-feira (13), o PAI (Pronto Atendimento Infantil) de Londrina voltou a funcionar no prédio original, localizado na rua Benjamin Constant, 500, após 14 meses de reforma. Ampliado e reestruturado, o novo espaço conta com equipamentos novos, ambientes climatizados e salas lúdicas para as crianças.

Imagem ilustrativa da imagem PAI volta a funcionar em prédio de origem
| Foto: Vivian Honorato/N.com

Mayara Brito, 22, precisou recorrer ao atendimento para a filha Jade, de 9 meses, pela segunda vez neste ano. Na primeira, enquanto o prédio ainda estava em reforma e os atendimentos de urgência e emergência foram transferidos para o antigo endereço do Hospital Ortopédico, na avenida JK (Juscelino Kubitschek).

Desta vez, ela precisou do atendimento já com o prédio reformado. “Não foi ruim lá (na avenida JK), mas agora aqui está bem melhor”, menciona a mãe. Ela e a filha chegaram por volta das 7 horas, por conta de bronquite e febre da criança.

Para ela, o prédio novo pode amenizar o período de espera dos pequenos. “Acredito que essa decoração ajuda, principalmente para as crianças maiores, porque é uma distração. Hospital já não é um ambiente legal”, argumenta.

Após a reforma, a unidade 24 horas passa a contar com novos leitos de enfermaria, totalizando 18 vagas, e os três leitos para pacientes em situação de urgência e emergência foram reequipados.

Também foram adquiridos novos equipamentos, como monitor multiparamétrico, desfibrilador e aparelho de eletrocardiograma. As salas contam com aparelhos de ar-condicionado e gerador para evitar que quedas de energia paralisem o atendimento.

O lago com a carpas e a cascata foram revitalizados. As crianças também podem usar a brinquedoteca e parquinho enquanto aguardam atendimento. A pequena Hellen, de 6 anos, quis conferir o espaço. “O atendimento foi rápido e nós fomos ver lá ver o lago com os peixinhos”, comenta a mãe, Cassiane Marques Ribeiro, 39.

O PAI de Londrina foi o primeiro pronto atendimento exclusivamente pediátrico do Paraná. Desde a sua inauguração, em 1999, 3.318.223 atendimentos foram realizados, entre consultas médicas, procedimentos de enfermagem, exames laboratoriais e de raio-X.

ATIVAÇÃO DO SISTEMA

Daiana Vaz da Silva, 33, procurou atendimento para a filha no PAI por volta das 3 horas da manhã desta terça-feira, ainda no endereço provisório. Helena, de 3 anos, precisou passar por exames de sangue em uma UPA e as duas retornaram ao PAI já no endereço atual, por volta das 6h50.

Porém, com o processo de mudança, o sistema da rede de informação entre unidades estava em processo de instalação. “Foi complicado na parte da manhã, porque eles tiveram que buscar os resultados dos exames lá na unidade, porque o sistema está fora de área e eles não conseguiam acessar por aqui. Então, tivemos que esperar”, menciona a mãe.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explica que a equipe técnica estava fazendo a ativação dos terminais do PAI pela manhã e que, como os terminais utilizados são os mesmos da estrutura anterior, o serviço só pode ser iniciado às 7 horas. Mesmo assim, algumas máquinas já estavam funcionando normalmente. “A previsão é de que até as 15 horas todos os terminais estejam atualizados”, afirma.

Silva e a filha saíram do pronto atendimento por volta das 9h30, com direito de a pequena Helena visitar o parquinho da unidade, conforme pedido da criança. “O espaço está bonito, decorado, ajuda a amenizar a dor da criança e a preocupação da mãe, enquanto se aguarda o atendimento”, menciona.

O local teve pouco movimento e tranquilidade no primeiro dia da reabertura. O PAI realiza em média 200 atendimentos diários, mas este número reduziu em quase 50% no decorrer da pandemia do novo coronavírus. Pacientes com quadros que demandam isolamento terão ala específica, com atendimento privativo e uma sala própria para suturas.

A Policlínica que funcionava junto ao prédio do PAI foi transferida para novo endereço na Rua Brasil, no mês março deste ano. Já o Laboratório Municipal de Análises Clínicas está com previsão de reinauguração para o mês de novembro.

OBRA

Na visita técnica realizada na segunda-feira (12), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, apontou que o PAI nunca havia passado por reformas significativas. “É um equipamento que há mais de 20 anos não passava por algum tipo de reforma e foi totalmente reconstruído, ampliado, modernizado”, falou.

“Desde a sua inauguração, em 1999, mais de 3,3 milhões de consultas médicas foram feitas nessa estrutura e agora nossa equipe vai poder contar com o que há de mais moderno na medicina, em relação a equipamentos e estrutura para atender essas crianças”, acrescentou.

O secretário municipal de Obras, João Verçosa, conta que o prédio foi todo reestruturado e que só não foi demolido, mas que está totalmente repaginado, com todos os equipamentos novos, pensados e decorados de forma lúdica.

“É uma obra importante para Londrina de grande alcance social, eu desconheço em Londrina algum espaço que tenha esse nível de qualidade que hoje o PAI está trazendo. É um respeito ao dinheiro público e dando àquela pessoa que tem menos condições, aquele que tem acesso pela saúde pública, um atendimento diferenciado”, defendeu.

Para corrigir toda a infraestrutura, foram investidos R$ 3.723.107,08 em recursos públicos oriundos da prefeitura. Além dos pacientes, a unidade também vai oferecer mais conforto e segurança aos 140 profissionais que atuam no local.