Imagem ilustrativa da imagem PAI passa por vistoria na véspera da reabertura para atendimentos
| Foto: Reprodução

Secretários municipais de Londrina vistoriaram as instalações do PAI (Pronto-Atendimento Infantil) na manhã desta segunda-feira (12), véspera da reinauguração do espaço. Esta foi a primeira grande revitalização da unidade de saúde infantil, na Rua Benjamin Constant (área central), desde a inauguração, em 1999.

Segundo o secretário municipal de Obras, João Verçosa, houve uma "total repaginação” no espaço. "Só não foi demolida e reconstruída”, diz. Foram investidos na reforma R$ 3,7 milhões, com recursos próprios da administração municipal.

A reforma, iniciada em outubro de 2019, revitalizou áreas internas, com decoração lúdica em todos os espaços internos e na área externa para visitas. O local também ganhou uma brinquedoteca para a espera e canais fechados para a enfermaria.

Segundo Verçosa e Felippe Machado, secretário de Saúde, até mesmo os equipamentos são todos novos, sem reaproveitamento dos utilizados atualmente no atendimento às crianças.

O PAI foi inaugurado em 1999 e tornou-se referência para o Brasil por ser a primeira unidade de atendimento de urgência e emergência voltada para crianças. Desde então, foram mais de 3,2 milhões de consultas médicas, numa média de 350 a 400 crianças por dia.

Enquanto a reforma era realizada, os atendimentos foram transferidos para a avenida JK, esquina com a Duque de Caxias, na área central, no antigo prédio do Hospital Ortopédico.