PAI não fecha mais, diz prefeito
Lino Ramos
De Londrina
Especial para a Folha
O Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Londrina não será mais fechado, determinou ontem o prefeito Antonio Belinati (PFL). O PAI não fecha mais, em nenhuma hipótese, em respeito à qualidade da saúde infantil em Londrina. Quem não obedecer esta orientação, será demitido, afirmou o prefeito. Belinati ressalvou que a suspensão do atendimento só ocorrerá novamente em situações comprovadamente excepcionais.
Na tarde de sexta-feira passada, o PAI interrompeu o atendimento com 24 crianças em observação, sendo que há apenas 12 leitos disponíveis. Uma das crianças estava com meningite e ficou no PAI por quatro dias, até que um leito fosse disponibilizado num hospital da cidade. O atendimento também ficou suspenso das 23 horas de quinta-feira até às 7 horas de sexta-feira.
O secretário municipal de Saúde, Agajan Der Bedrossian, disse que vai evitar os casos que necessitam de internação no PAI. Quando for caso de hospital vamos encaminhá-lo imediatamente ao plantão.
O diretor clínico do PAI, Jonilson Favareto, disse ontem à Folha que não tinha conhecimento oficial da determinação do prefeito. Mas mantinha a decisão de interromper o atendimento se houvesse novamente superlotação da unidade. Essa conduta é técnica e médica e, se for necessário, teremos que adotá-la, afirmou.





