Londrina
O engenheiro Nelson Ville, de Curitiba, e a filha dele, Raíssa, de 6 anos, passaram por uma experiência traumática na última segunda-feira. Os dois ficaram perdidos durante horas dentro do parque estadual Mata dos Godoy, em Londrina, e só conseguiram encontrar a saída no começo da noite. A mata em grande parte do parque é nativa e conserva uma grande variedade de animais silvestres, alguns deles perigosos, como cobras venenosas, o cateto (porco-do-mato), o cachorro-do-mato e a jaguatirica.
Segundo o gerente da unidade de conservação da Mata dos Godoy, Geraldo Antônio Barbosa, os dois estavam na Cidade hospedados na casa da sogra do engenheiro, quando resolveram passear no parque. Eles chegaram ao local por volta das 15 horas e foram avisados que os passeios são liberados apenas aos finais de semana para o público geral, no período da tarde; e também de quarta a sexta-feira para grupos fechados. Ou seja: visitas na segunda e na terça-feira são proibidas, para que seja feita a mautenção do parque.
Barbosa conta que, com a negativa dos funcionários do IAP, Nelson Ville fez menção de ir embora e partiu da área administrativa com o carro. O engenheiro, no entanto, estacionou perto da entrada do parque e entrou por uma trilha fechada com a filha. ‘‘O guarda-parque viu o carro parado e ligou para mim, por volta das 17 horas. Primeiro pedi para que eles procurassem melhor. Depois chamamos a Polícia Militar, que deslocou uma viatura até o local’’, diz o gerente.
Por volta das 19 horas, o engenheiro ainda não tinha sido encontrado. ‘‘A PM já ia acionar o Pelotão de Choque quando os dois encontraram a saída. O rapaz saiu da mata desesperado, trazendo a menina’’, lembra Barbosa. Segundo ele, o engenheiro alegou que a menina queria conhecer o parque a todo custo e começou a chorar muito quando soube que iria embora. Por isso ele resolveu entrar escondido.
‘‘O problema é o risco. Ali tem cobras e animais silvestres, muitos com atividade noturna’’, observa. ‘‘Esse caso vale como alerta para o perigo de tentar entrar escondido na mata. Lá é uma área de preservação. As pessoas não podem simplesmente ir entrando’’, diz Barbosa. A Folha tentou entrar em contato com Nelson Ville mas ele partiu ontem no começo da tarde de volta para Curitiba.
O parque estadual Mata dos Godoy tem 675,7 hectares e está localizado a 14 quilômetros do centro de Londrina, saindo pela rodovia Mábio Palhano, que liga a Cidade ao distrito de São Luiz (zona sul). No local, o visitante recebe orientações de monitores e a partir daí poderá passar por trilhas abertas dentro da mata, tendo contato com espécies animais e vegetais hoje praticamente extintas na região. Mas o IAP alerta que é preciso seguir todas as normas e horários estabelecidos para visitação.

mockup