Uma bênção dos céus. Foi o que os moradores de Cambé ( Região Metropolitana de Londrina) receberam no início da tarde deste sábado (28). A bordo de um helicóptero, o padre Cristiano de Jesus, pároco da Paróquia Santo Antônio, realizou o sobrevoo carregando o Santíssimo Sacramento como forma pedir a proteção divina a todos os moradores.

Imagem ilustrativa da imagem Padre sobrevoa Cambé de helicóptero para abençoar a cidade
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Antes mesmo de o voo ser realizado, a expectativa de fieis era grande e o próprio padre admitiu sua emoção. “Nosso objetivo é acalmar o coração das pessoas que estão ansiosas e angustiadas. Deus é nossa esperança e vamos passar por essa tempestade, por essa pandemia, sem perder a fé", disse o padre. "Ao mesmo tempo, não podemos nos descuidar. É preciso equilíbrio, serenidade, sabedoria e ouvir todas as recomendações das autoridades de saúde", destacou Jesus.

Do alto do helicóptero, de onde pode ver toda a cidade, o padre confirma a confiança em Deus. "Para vencermos essa situação, não basta só rezar. Todos temos que remar juntos, como lembrou ontem o Papa Francisco. Ao lavar as mãos, manter os demais cuidados com higiene e respeitar as medidas adotadas, vamos vence", disse, confiante. Sobre a benção nas alturas, o pároco considera que seja um momento de vencer os medos. "Essa é uma causa justa, vamos levar esse Deus que todos precisam, é uma hora de superação para todos", ensinou.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Saúde do Paraná: 137 casos de Covid-19

Para a cirurgiã dentista Alessandra Marangoni, moradora de Cambé, a iniciativa tem o seu apoio. "Eu soube pelo Facebook, pois sigo a paróquia nas redes sociais. Considero válida, uma forma de nos fortalecermos e acreditarmos que tudo isso irá passar e que o país irá conseguir se restabelecer, tanto econômica, como financeiramente". Para Marangoni, esse é também um momento que permite reflexões. "Toda essa situação, a meu ver, fez muitas pessoas olharem para si e fazer uma autoanálise. Sobre nossos comportamentos e atitudes como seres humanos", expôs.

LENÇOS BRANCOS

A professora de catequese e integrante da Pastoral da Comunicação da paróquia Santo Antônio de Cambé, Édna Vieira, também apoia as ações educativas e que visam renovar a fé da população. "Nossa comunidade recebeu a ideia com entusiasmo e mostra interesse pelas informações". Com os olhos para o céu e lenços brancos nas mãos, todos demonstram seriedade, fé e união". Segundo Vieira, o ânimo das pessoas é um incentivo. "Estamos todos pedindo pelo o fim da pandemia. Vamos com força, coragem e discernimento, superar esse momento que reconhecemos que é difícil", comentou.

Responsável pela administração do perfil no Facebook, Vieira considera que esta é também uma ferramenta de renovação da esperança. "Recebemos muita adesão nas redes sociais e até pessoas de outras cidades, como Rolândia, entraram em contato e pediram que a bênção se estendesse a eles." A professora explicou que o gesto é simbólico, alcança a todos e também comentou que embora as aulas da catequese estejam suspensas em todas as paróquias, a programação segue em casa. "Adotamos o sistema home office e esse é mais um momento para unir a família e a comunidade", disse.