Padre de Londrina fará curso de aperfeiçoamento para o exorcismo em Roma
Pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, padre Edivan Pedro dos Santos é um dos três sacerdotes exorcistas da arquidiocese
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de julho de 2023
Pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, padre Edivan Pedro dos Santos é um dos três sacerdotes exorcistas da arquidiocese
Pedro Marconi

Prestes a completar 15 anos de sacerdócio, padre Edivan Pedro dos Santos se prepara para outro momento importante da vida religiosa neste ano. Em setembro, o pároco do Santuário Santa Rita de Cássia, na zona leste de Londrina, irá participar de um curso de aperfeiçoamento para o exorcismo, em Roma, na Itália. A formação de uma semana será ministrada pela Associação Internacional dos Exorcistas, fundada em 1994 e reconhecida pela Igreja Católica.
Padre Edivan é – há três anos - um dos três sacerdotes da Arquidiocese de Londrina que exercem o ministério do exorcismo. “O ministério pertence ao arcebispo, que nomeia, por meio de decreto, padres para exercerem este ministério em nome dele. É por tempo determinado”, explica. “O exorcismo não é um sacramento (como o batismo e a eucaristia), mas uma paraliturgia”, acrescenta.
Natural de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina), iniciou os estudos para se tornar padre no Pime (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), indo para a arquidiocese posteriormente. Foi vigário no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova (centro), reitor do Seminário Propedêutico, pároco da paróquia Nossa Senhora da Paz, em Londrina, assessor da Pastoral Carcerária e da Pastoral Social. Há cinco anos está no santuário dedicado à santa das causas impossíveis, além de ser assessor do núcleo de Novas Comunidades e diretor espiritual de três comunidades.
O padre conta que o interesse pelo exorcismo surgiu após demandas aparecerem nas igrejas onde atuou. Foi quando fez um curso ofertado pela associação no Brasil. “O mal não é uma ideia. O mal está personificado nas ações do demônio”, comenta. De acordo com Igreja Católica, o demônio – que também é chamado de satanás - é um anjo que se rebelou contra Deus e foi lançado abaixo da terra. “A ação dele é permitida por Deus, mas ele não é maior e nem igual a Deus. Ele não sabe o que penso e nem o que quero”, explica.
Segundo o sacerdote, a ação demoníaca acontece de quatro formas: pecado, infestação de lugares e objetos, vexação e a possessão. “O demônio vem para roubar, destruir e matar, quer que as pessoas se percam e o pecado é o caminho. A vexação, por exemplo, é a opressão espiritual e se manifesta de muitas formas, como doenças sem causa aparente, problemas na vida profissional. É um medo que gera afastamento”, detalha.

ACOMPANHAMENTO
O padre ressalta que é feito um acompanhamento detalhado para definir o “diagnóstico”, inclusive, médico. “Nessas ações é possível resolver com oração de cura interior, uma boa confissão, a vida eucarística, a Palavra de Deus”, cita.
Já a possessão, afirma o padre, é a faculdade da pessoa sendo tomada por uma ação demoníaca. “É um conjunto de quatro fatores para definir a possessão: a força descomunal, ojeriza e repulsa ao sagrado, fala de línguas estranhas e revelação do oculto. O poder (para expulsar) é de Deus, é Ele quem faz acontecer”, destaca.
DISTANTE DOS FILMES
O sacerdote frisa que o ritual de exorcismo no catolicismo está distante da maioria das produções cinematográficas que abordam este tema. “Não se conversa com o demônio e sim dá ordens. A oração é feita em ordem. O exorcismo não se faz sozinho, mas com uma equipe preparada com curso. Não é o que se vê também em televisão. O rito está muito longe do espetáculo”, adverte.
‘SEMPRE ABENÇOAR’
Todo dia 29 de cada mês, às 19h, é celebrada no Santuário de Santa Rita de Cássia a missa com oração de exorcismo de São Miguel e bênção dos sacramentais (como água, crucifixo e rosário). “Nem tudo é demônio. Por isso, as pessoas precisam cuidar dos malefícios, de proferir palavrões, depreciação do outro, ocultismo, uma vida de pecado. Temos que sempre abençoar e, independentemente do que acontecer, ter a certeza que somos amados por Deus”, orienta.
SERVIÇO – O Santuário Santa Rita de Cássia fica na rua Pedro Abelardo, 70, jardim Califórnia.
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

