Pa­ra lem­brar o Dia Mun­dial da He­pa­ti­te, se­rão rea­li­za­das ­mais de 100 cam­pa­nhas e even­tos em 42 ci­da­des bra­si­lei­ras. Em Lon­dri­na, a ce­le­bra­ção da da­ta é ca­pi­ta­nea­da pe­lo Gru­po Mar­ga­re­te Ba­rel­la de ­Apoio aos Por­ta­do­res de He­pa­ti­tes Vi­rais de Lon­dri­na e Re­gião (Me­gLon). Se­gun­do a coor­de­na­do­ra do Gru­po, Tel­ma Al­ca­zar, uma das ati­vi­da­des pro­gra­ma­das é a dis­tri­bui­ção de fo­lhe­tos in­for­ma­ti­vos so­bre a doen­ça e rea­li­za­ção de exa­mes gra­tui­tos no dia 23 de ­maio, no Cal­ça­dão.
  Cria­do há um ano, o Me­gLon ob­je­ti­va in­for­mar os por­ta­do­res de he­pa­ti­tes vi­rais so­bre ­seus di­rei­tos, ­além de ofe­re­cer ­apoio emo­cio­nal e orien­ta­ções pa­ra que pos­sam acei­tar e con­vi­ver com a doen­ça. O gru­po tam­bém in­cen­ti­va cam­pa­nhas de doa­ção de san­gue.
  Tel­ma uti­li­za a pró­pria ex­pe­riên­cia pa­ra orien­tar ­quem che­ga ao Gru­po. Por­ta­do­ra de he­pa­ti­te ti­po C, ela só des­co­briu a doen­ça em sua fa­se crô­ni­ca, em 2007, ­após rea­li­zar uma ci­rur­gia de re­ti­ra­da do úte­ro. Com cir­ro­se he­pá­ti­ca, lu­ta pa­ra en­trar na fi­la do trans­plan­te de fí­ga­do. ‘‘A es­ti­ma­ti­va é que eu te­nha me con­ta­mi­na­do há 30 ­anos. Em­bo­ra já te­nha ne­ga­ti­va­do (ze­ra­do) o ví­rus, não pos­so ­mais tra­ba­lhar e pre­ci­so to­mar uma sé­rie de cui­da­dos com ali­men­ta­ção, ­além de evi­tar pe­so e exer­cí­cios fí­si­cos por con­ta do ris­co de he­mor­ra­gia.’’
  A sub­no­ti­fi­ca­ção de ca­sos, pre­ca­rie­da­de da es­tru­tu­ra de aten­di­men­to e a bu­ro­cra­cia na en­tre­ga dos me­di­ca­men­tos (ri­ba­vi­ri­na e in­ter­fe­ron) são al­gu­mas das di­fi­cul­da­des en­fren­ta­das pe­los por­ta­do­res da doen­ça em Lon­dri­na, res­sal­ta Tel­ma. (C.V.)

mockup