Uma mulher de 60 anos morreu dentro do banheiro da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim do Sol, na zona oeste de Londrina, entre o fim da noite deste domingo (10) e a madrugada de segunda-feira (11). Ela desapareceu após ser medicada e encaminhada para observação, até ser encontrada sem vida.

Segundo o secretário de Saúde de Londrina, Felippe Machado, a paciente chegou à unidade por volta das 22h, com uma crise de bronquite e teve a situação classificada como urgente devido à baixa saturação de oxigênio. “Cerca de dez minutos após a sua chegada na unidade, já tinha passado pelo médico, que a atendeu, avaliou, fez a prescrição de dois medicamentos e encaminhou para observação. E, nesse trajeto entre a saída do consultório, o primeiro medicamento e a observação, ela parou para ir ao banheiro e teve um mal súbito. Depois, foi encontrado sem vida pelas nossas equipes”, diz Machado.

LEIA TAMBÉM:

= UBS Vila Nova inicia atendimentos no Santuário

O secretário avalia que a paciente tenha sofrido um mal súbito e descartou reação ao medicamento, que é indicado para tratamento de bronquite e ela própria fazia uso em casa. Ele ainda afirma que ela tinha sinais vitais, como pressão sanguínea, temperatura corporal e frequência cardíaca dentro da normalidade e não estava acompanhada.

De acordo com ele, como a paciente não chegou até a sala de hidratação para a segunda medicação, intramuscular, a equipe não percebeu sua ausência. Machado descarta possível negligência por parte da equipe de saúde, considerando o caso uma fatalidade, mas ressaltou que o corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal), que deve identificar a causa da morte em laudo necroscópico.