Imagem ilustrativa da imagem PAC em Apucarana realiza 150 atendimentos Covid por dia
| Foto: Divulgação/Prefeitura de Apucarana

No dia 20 de março de 2020, o PAC (Pronto Atendimento do Coronavírus) abria as portas no antigo prédio do PAM (Pronto Atendimento Municipal), em Apucarana (Centro-Norte). A estrutura, montada pela Autarquia Municipal de Saúde, surgiu da necessidade de atender exclusivamente pessoas com sintomas da Covid-19, sendo a primeira entre as cidades da região.

Um ano depois, o espaço registra uma média diária de 150 atendimentos. Número que vem crescendo desde o mês de novembro, segundo a enfermeira Kelly Cristina Hummel Lopes, coordenadora do PAC. “A gente tem percebido que o paciente tem vindo mais grave, talvez pela infecção da nova variante do vírus (P.1). O perfil também mudou com mais adultos jovens, entre 25 e 45 anos e sem comorbidades”, afirma.

Nos últimos 12 meses, o PAC realizou mais de 26 mil atendimentos presenciais, otimizando a logística na rede de saúde no município. Com serviços de triagem, consultas e coleta de material para exame, os pacientes são encaminhados de acordo com o quadro de saúde, aliviando a estrutura do Hospital da Providência, designado a receber somente os casos mais graves.

Também foram realizados mais de 25 mil monitoramentos via telefone por profissionais da residência multiprofissional, que ao constatarem a necessidade de visita domiciliar fazem o encaminhamento para as equipes da Saúde de Família das UBS (Unidades Básicas de Saúde).

“O município optou em criar o PAC para não interromper os atendimentos nas UBS da população que não tem queixa respiratória. Com a triagem, testagem e os teleatendimentos conseguimos ter um controle da doença por um período longo, mas agora estamos vivendo outro momento devido ao relaxamento da população quanto às medidas preventivas e a introdução da nova variante”, comenta o secretário da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta.

SISTEMA SOBRECARREGADO

Preocupada com o volume de atendimentos e a gravidade dos casos, a enfermeira orienta a população a não postergar a procura no PAC diante de uma piora dos sintomas. "Temos percebido que no início da semana, nossa estrutura fica lotada enquanto que nos finais de semana tem sido bem mais tranquilo. Esse 'adiamento' sobrecarrega o sistema, mesmo tendo quatro médicos atendendo por período, pois cada consulta demanda tempo”, enfatiza.

Ainda de acordo com Lopes, os pacientes devem priorizar chegar ao PAC até as 21h para que haja tempo hábil para a realização de exames laboratoriais e de imagem.

NÚMEROS DA COVID

No boletim divulgado pela Autarquia Municipal de Saúde na segunda-feira (15), Apucarana registrou 78 novos casos de Covid-19 e dois óbitos. Trata-se de uma mulher de 47 anos que não tinha comorbidades e estava internada desde o dia 11 de março, e um idoso de 93 anos, portador de insuficiência cardíaca e hipertensão arterial.

O município, que possui pouco mais de 136 mil habitantes, já soma 176 mortes em decorrência da doença e um acumulado de 7.497 confirmações desde o início da pandemia.

Neste momento, 358 pessoas estão com a suspeita da doença e o número de monitorados é de 1.502 pessoas. Segundo a Autarquia Municipal de Saúde, o hospital conta atualmente com 26 leitos de UTI e 46 de clínica médica, exclusivos para pacientes Covid. Até a tarde de segunda-feira (15), a taxa de ocupação nos leitos clínicos era de 113% e de 56% na UTI.

FALTA DE INSUMOS

Uma preocupação destacada pelo secretário de Saúde de Apucarana é sobre o abastecimento de oxigênio e de medicação para os próximos 15 dias, caso o número de pacientes graves com Covid-19 continue aumentando.

Ele comenta que no Hospital da Previdência, que atende toda a 16ª Regional de Saúde, está agora absorvendo também pacientes da macrorregião Norte do Estado "e o abastecimento de oxigênio que era feito a cada sete dias está acontecendo perto do limite, de 10 em 10 dias. A questão dos medicamentos utilizados para a sedação dos pacientes que vão para a UTI também é crítica”, destaca Kaneta, sem citar dados. Ele acrescentou que as equipes de Saúde têm se reunido semanalmente com o prefeito para discutir o cenário.

SERVIÇO: O PAC funciona todos os dias da semana, das 7h às 23h, na rua Miguel Simião, 69. O Tira Dúvidas Coronavírus funciona diariamente, das 7h às 18h, nos telefones: 3162-3049, 9 9967-0845 e 9 9967-0563.

Receba nossas notícias direto no seu celular; envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.