Oswaldo Militão
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
"O mundo realmente parece enlouquecer pois agora, recentemente, apareceram geleiras no areião do deserto do Saara! Qualquer dia o ditador da Coreia do Norte vai dizer que está apaixonado pela irmã do primeiro-ministro da Coreia do Sul e que vai pedi-la em casamento..." É o que diz o leitor Mauricio Gama Garcia, lá de Santo Anastácio, no Oeste paulista. Que é a cidade onde nasceu o goleiro Vitor, do Atlético Mineiro, que chegou à seleção brasileira.
Em Santo Anastácio, onde passei toda a minha infância e adolescência (até os 15 anos) havia um zagueiro direito, chamado Mauricio, cujo apelido era Trabuco, que tinha o chute talvez mais potente do que o zagueiro Nelinho, do Cruzeiro, que chutou a bola para fora do Mineirão.
E fez um golaço em 78, pela seleção brasileira, contra a Itália. A bola fez ainda algumas curvas, para festejar a cobrança e entrou no gol do famoso Dino Zoff, que era do Juventus. Voltando a Trabuco, o anastaciano: um dia ele cobrou o tiro de meta com tanta força, que a bola atravessou o campo todo, passou pelo outro arco, e caiu em um sítio vizinho, acertando antes a barriga de um touro, que berrou "muuuuuuh!" e caiu. Se não acredita, pergunte para Alcides Gonini, que também foi craque do XV de Novembro de Santo Anastácio, conhece a história, e que mora há anos em Londrina. Gonini era um ótimo centromédio. E aqui na cidade foi craque de basquetebol do Country Clube e da seleção de Londrina.
O que se fala nas rodas médicas londrinenses e da região metropolitana é que três chapas estariam sendo organizadas para disputar a sucessão da diretoria e conselho da Unimed, no pleito que deverá ocorrer em março. Como se trata de uma das cooperativas de médicos mais importantes do Sul do país, que vem crescendo muito os nomes ainda estão sendo mantidos em sigilo, mas é provável que até o final desta segunda quinzena, alguma chapa poderá revelar os nomes dos seus integrantes.
Mafalda Cortez Bongiovanni faz parte da diretoria do S.O.S. Londrina e também da Creche Tia Maria Júlia e nos conta que a Receita Federal doou produtos a essas entidades, que serão colocados à venda em bazar que acontecerá dia 20, sábado portanto, das 9 às 19 horas, no Colégio Dominos, que fica na Avenida Castelo Branco, 1.577, no Jardim Central Park.
O livro sobre Trump, que teria sacudido a Casa Branca, afirma que o presidente norte-americano há anos que não pega um livro para ler. Na biblioteca do grande escritório dele, em Nova York, só arquivos sobre negócios. Mas na casa dele, no Trumnp Tower, contou a governanta que já viu biografias de Kennedy, de Ronald Reagan e de Bill Clinton. Um fato em comum entre eles: "galãs e conquistadores".
O chef Luciano Oliveira, são-paulino, ainda não sabe se irá ver o jogo entre o tricolor do Morumbi e o carioca Madureira, no Estádio do Café, que também tem três cores em sua camiseta. Mas acha que torcedores do São Paulo de toda a região aqui estarão.
Torcedores já estão perguntando se a venda de cerveja estará liberada no Estádio do Café para os jogos do Campeonato Paranaense. Ainda não se sabe ao certo, mas se estiver, os banheiros deverão estar em condição de dar vazão ao aguaceiro do pessoal. Ainda mais se pegarem um jogo ruim, haja cerveja nas rodas dos amigos.
A Associação Rural de Mandaguari promoverá hoje, a partir das 20 horas, leilão de corte, que deverá contar com a presença de vários pecuaristas de toda a região. Serão ofertados animais para cria, recria e engorda. Na coordenação geral estará a Rural Business Leilões.
Pergunta do leitor Mário E. Marques à Coluna: "Se fosse hoje o compositor carioca João Roberto Kelly não iria ter problemas com a marchinha carnavalesca Maria Sapatão?" Acho que poderia ter sim, com o chamado pessoal de plantão. Melhor é cantar a nova dele, que diz "Alô Alô Gilmar, vem me soltar...!"
Estão aniversariando hoje: Vanja Macarini, que reside em Florianópolis, o garoto Rafael Bordin Martinez, Flávia Andrea Chiararia e os médicos Manoel Fernandes Canesin e Osmar Henriques.
Uma pergunta: muda alguma coisa a pessoa meditar pelada ou vestida? O que diriam os gurus, os coaches da meditação? Meditar é bom, tranquiliza as pessoas, afirmam os mestres do ioga.
Aqui em Londrina havia uma bonita professora mineira, de ioga, que era uma grande profissional, no dizer de suas alunas. Que lamentam até hoje que ela tenha transferido sua residência para Florianópolis. Era adorada por suas alunas, de várias idades. Era casada com um empresário nipo-brasileiro.