Era outro Militão...

Converso com Aparecido Tonin, que mora com a família em Faxinal, e ele me conta que levou um susto, quando um filho dele contou que "o Oswaldo Militão morreu!". Havia mandado um e-mail sobre a Declaração da Independência do Brasil para o cronista responsável por esta Coluna, com o número do telefone dele. Quando liguei, ele disse: "Que alegria Militão, você está vivo!". Disse a Tonin que sim, e que há outras pessoas quase com o mesmo nome. Só na agência do Banco HSBC (agora Bradesco) na Avenida Higienópolis, há seis que se chamam Oswaldo Militão. Três deles com W e outros com V nos nomes. A diferença entre eu os demais é que meu nome todo é Oswaldo de Jesus Militão.
E Jesus tem me salvo, certamente, de muita confusão em bancos e me livrou de ferimentos em acidentes e em assaltos, com os bandidos empunhando armas, que sofri na padaria e na minha casa. E os amigos do alheio roubaram três carros meus, sem eu nada sofrer. Mesmo assim, ainda, de vez em quando, eu reclamo sobre alguns fatos. Voltando a Tonin, que está com 80 anos, e mora em Faxinal, ele foi dono da Drogamil, aqui na Rua Pernambuco, em Londrina. E foi da equipe que iniciou as atividades da indústria farmacêutica Sandoz em Cambé.




Tonin lembrou no e-mail que enviou, sobre a Independência do Brasil, dizendo que dom Pedro ofereceu o título de Patriarca para Gonçalves Lêdo, que não aceitou, porque era maçom e disse que sentia muito orgulho de pertencer ao povo brasileiro, e que bastava isso. O título foi então oferecido a José Bonifácio, que aceitou. Era também maçom e, de início, quis declinar do convite, porque na época, embora brasileiro, era conselheiro do governo de Portugal e com a Independência perderia o felpudo salário que recebia de Lisboa.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Amanda Tamarozzi ganhou Miss Praia Mundial de 2016
A londrinense Amanda Tamarozzi, Miss Londrina e Rainha das Praias Brasileiras, ganhou na madrugada de domingo, em Punta Cana, na República Dominicana, o título de Miss Praia Mundial de 2016. Fez um desfile magnifico e foi a mais aplaudida pelo grande público que presenciou o concurso internacional. Ela é esperada hoje em Londrina, informou Danilo D´Ávila, que coordenou a participação dela no concorrido concurso de beleza.



O prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, pediu e foi atendido pelo presidente em exercício Michel Temer, que mandou o BNDES emprestar, agora, R$150 milhões à cidade que sediou os Jogos Olímpicos. Mais para a frente, poderá destinar verba maior para a "cidade maravilhosa".


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Encontro do Bom Aluno
O Instituto Bom Aluno promoveu seu Encontro Nacional, em Curitiba, no último domingo. Foram reunidas 700 pessoas no Clube Curitibano, entre gestores de unidades, alunos, parceiros e autoridades locais ligadas à educação. Foi um encontro com a presença de muita gente talentosa, que discutiu o futuro do programa, visando garantir a sua perenização. Estão na foto Ary Sudan, presidente do Bom Aluno de Londrina, com Luiz Bonacin e Francisco Simeão, os fundadores do notável programa sócio-educacional.



Os bancários e a Fenaban já começaram a negociar a minuta de reivindicações. A primeira negociação acontecerá hoje com o Banco do Brasil. O reajuste solicitado e de 14,78%, que seria a inflação mais 5% cento de aumento real dos salários.




O Sinduscon Norte realizará amanhã o 1º Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Construção Civil. O evento será realizado das 8 às 12 horas, no auditório do Sesi, na Rua deputado Fernando Ferrari, 160, no Jardim dos Bancários. E tem o apoio do Seconci Norte Pr.




O Dia do Maçom foi comemorado no sábado último em Londrina, no Paraná e em todo o país. O Brasil tem atualmente 211 mil maçons que integram 6 mil lojas. Formam uma grande força cívico-filosófica no país.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O advogado Thiago Rufino e a vendedora autônoma Alaiana Faria casam-se dia 26 de agosto, sexta-feira próxima, durante cerimônia que será celebrada pelo pastor Pedro Leal Junior, no Buffet Moress, onde acontecerá a recepção aos familiares e convidados. A bonita noiva é filha de Márcia Regina Vitor e de Newton de Faria Filho. O noivo é filho de Sonia Maria Gomes e de Celso Rufino Gomes. A lua de mel será em Porto de Galinhas, Pernambuco.



Paulo Rossato Monteiro está aniversariando hoje. Ele é dinâmico integrante do Grupo de Vicentinos da Paróquia dos Sagrados Corações. Saúde!




"Eu não peço, nem quero para o meu coração, nada além de uma linda ilusão". Do cantor Orlando Silva, cantando a música Nada Além, no auditório da Rádio Londrina, no final dos anos 50.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A dupla Matheus e Maldonado vem se destacando pelo carisma com que se apresenta, comenta Roberto Dias, da unidade de negócios da FOLHA, em Cornélio Procópio. Diz ele que a dupla canta o estilo de sertanejo, do modão ao universitário, além de apresentar algumas composições próprias.



Sobre Ben Hur

Odair Chiquetto disse ontem, a esta Coluna, que o filme que está em cartaz nos cinemas da cidade é sua quarta produção. A primeira foi do chamado cinema mudo, em 1907. Depois veio a versão com Ramon Novarro. Em 1959, o filme mais famoso, com Charlton Heston, exibido aqui em Londrina, em 1961, pelo Cine Londrina. E agora a nova filmagem, com apenas duas horas de duração. E Ben Hur teria sido baseado no romance de Lew Wallace, um general norte-americano que escreveu livros (dois ou três) sobre os primórdios do Cristianismo.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O jornalista Lucas Araújo ministrará palestra durante a Set Expo-2016, no final de agosto, em São Paulo. Ele será o único palestrante que não é engenheiro ou cientista de computação. Está fazendo seu doutorado na Universidade Metodista em São Paulo. Lucas tratará de suas pesquisas sobre produção de notícias por robôs e ética jornalística. A Set Expo é promovida pela Sociedade Brasileira de Engenharia e Televisão e é o maior fórum de discussão sobre mídias eletrônicas, produção, regulamentação, telecomunicações, computação, e tecnologia de broadcast no Brasil.

No animadíssimo aniversário de Helena
Setenta anos depois que nasceu, na capital paulista, Helena Moraes Tescari Moretti, hoje londrinense por adoção, festejou o seu aniversário cercada por familiares que vieram de várias cidades do país para abraçá-la. Ela é prima da pecuarista e jornalista Ana Marta Garcia e são muito amigas. Com ela, na comemoração, as filhas Heloisa e Eliana, os dois genros e os cinco netos. Os convidados foram brindados com a autobiografia da aniversariante, cujo título é "Minha Vida Eu Vivi". Agora diz que só falta plantar uma árvore
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
A aniversariante Helena com Alceu Minozzo e Célia Minozzo
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Eugenia e Pedro Stochero com Betinha Garcia
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Fotos: Arquivo Pessoal
Juca Quirino com Sandy e Jolinda e Carlos Alves