Leitores nos escrevem

Agradecendo a todos os leitores da FOLHA e desta Coluna que nos escrevem, e fazem suas colocações sobre o que publicamos:

Ody Parreira, de Stamford, em Connecticut, que fica a 65 quilômetros de Nova York, diz o seguinte: "Acredito ter havido um engano em nota de sua Coluna, sobre a música New York, New York. Referida letra foi escrita pela dupla de roteirista-letrista da Broadway, formada por Fred Ebb e Joihn Kander, para a atriz e cantora Liza Minelli cantar em 1977 no filme homônimo, dirigido por Martin Scorsese. Frank Sinatra a tornou famosa três anos depois. A canção que Paul Anka escreveu para o Blue Eyes-The Voice, foi My Way, que é uma versão, em inglês, da música francesa "Comme d´habitude" ( Como de costume ), numa tradução literal. Paul iniciou uma turnê em novembro passado, que vai até o próximo mês de março, intitulada "Anka sings Sinatra: his songs, my songs, my way"´, em comemoração aos seus 60 anos de carreira." Caro Ody Parreira, muito obrigado e continue lendo. Acertei pelo menos que a música My Way é uma versão da francesa "Comme d´habitude".

De Alci Fragoso da Costa, londrinense, produtor de soja: "Conforme conversamos a respeito, escrevo hoje para lhe informar a real situação da agricultura na minha região, que é Lobato, Noroeste do Paraná. Lá, estamos verificando uma quebra média de produção entre 50% a 60% da expectativa. Em conversas através de redes sociais com agricultores de outras regiões do Estado, principalmente da região Sudoeste, posso afirmar com toda a certeza haver áreas com perdas muito próximas ou mesmo superiores a 90%.
Ou seja, a situação real sentida por nós agricultores, bem como técnicos das cooperativas com as quais trabalho (Cocamar e Nova Produtiva), é que em termos do Paraná a quebra de produtividade deve ficar facilmente acima dos 35%. Um grande abraço a você, que sempre nos honrou, quando se refere a meu saudoso e eterno pai, o doutor Alexandre Fragoso da Costa". Um grande amigo, e ótimo pediatra, sem dúvida, que se foi.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A doutora Anne Kely Mantovani é cirurgiã dentista especialista e mestre em reabilitação oral, e faz parte da equipe da Maxillo Facial Center. A clínica odontológica, que está próxima de completar 10 anos de atuação na cidade, vem prestando serviços de excelência e tornou-se referência na área de reabilitação e reconstrução buco-facial, atendendo pacientes de toda a região e várias cidades do Brasil.



O escritório Soares de Oliveira e Ponciano Sociedade de Advogados está intensificando sua atuação no Paraná e inaugura nova unidade agora em fevereiro. A banca especializada em direito público e empresarial, que sai de Telêmaco Borba para Curitiba, terá a sócia Aline Zapiwski como responsável. De acordo com o sócio gestor, Ailton Soares de Oliveira, os investimentos seguem um momento promissor no Brasil.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O ator mirim Gabriel Miller, do SBT, escolheu o Tayayá para passar as suas férias e o seu aniversário ao lado das família. O resort tem atraído muita gente do interior de São Paulo e da capital paulista, mas a grande presença ainda é de londrinenses que elegeram o local como um dos preferidos no estado. O ator Gabriel Miller está na foto com Lanina Resende, do staff do acolhedor Tayayá.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O jovem Matheus Fidelis Kato vai iniciar o 3° ano de Agronomia na Unifil e está bastante satisfeito com os estudos e o estágio na empresa Spray Drop, que trabalha com pesquisas e desenvolvimento no segmento agronômico. Ele atua na área de boas práticas de laboratórios. Sobre a universidade, diz que mantém uma ótima estrutura. "O curso sempre apresenta atualidades e realidades do campo, oferecendo tudo que é necessário para uma ótima formação", declara. Matheus é um aluno dedicado, com participação em encontros técnicos, semanas acadêmicas e simpósios nacionais, apresentando pesquisas e experimentos desenvolvidos na UniFil.



Segundo comentários de uma emissora de TV brasileira, está diminuindo o número de freiras em nosso país. Efeito ainda da decisão do saudoso papa João XXIII. Depois dele, mais de 120 mil freiras, em todo o mundo, deixaram os conventos. Elas fazem falta, principalemente, nas Santas Casas.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Em convenção anual, Exactus lança cursos EaD
A Exactus Software promoveu, dia 25 de janeiro, a sua 21ª Convenção Nacional e comemorou 49 anos no mercado de soluções tecnológicas para as gestões contábeis e empresariais. Na presença de cerca de 300 convidados, entre analistas, programadores, engenheiros de sistemas, técnicos de computação, consultores, contadores, administradores e tributaristas de todo o Brasil, a empresa londrinense anunciou o lançamento, para este 2019, de curso de capacitação no formato EaD - que é a educação a distancia - para preparar profissionais na utilização da inteligência artificial aplicada à contabilidade escrita e fiscal, área na qual a empresa é precursora. Outra novidade para este ano será a parceria da Exactus com universidades de Londrina e Curitiba na formação de docentes para o uso da nova tecnologia. "Nenhuma universidade no Brasil até hoje oferece uma disciplina de tratamento de arquivos em cursos de ciências contábeis", garante o diretor da Exactus Software, Romeu Dematté Junior. Durante a convenção realizada no Hotel Crystal Palace, em Londrina, a empresa também fez a apresentação do software Innovare", de folha de pagamento com eSocial, contabilidade gerencial em arquitetura multicamadas e nas nuvens, além de escrita fiscal com REINF e Bloco K.



Foi uma aula de medicina legal

Uma leitora, que pede sigilo de seu nome, telefona para a Coluna, dizendo que viu a reportagem do programa "O Crime não compensa" , apresentada domingo pelo SBT, sobre a morte da menina Isabela Nardini, tendo como acusados o pai Alexandre Nardini e a madrasta Ana Jatobá. E pede nossa opinião. Muito bem: pelo que disseram o médico legista Laércio de Oliveira César, a delegada Renata Lemos e a perita criminal Rosangela Monteiro, pelos exames que fizeram e provas que obtiveram, a madastra teria mesmo esganado a menina, e seu pai teria jogado a garota contra o solo do apartamento, onde ela teve quebrados a bacia, o punho direito e a vulva... E que depois ela foi atirada pela janela do apartamento. A reportagem foi uma verdadeira aula de medicina legal, que alunos de direito deveriam ter visto. Se a Lei contra o Crime, do ministro Sérgio Moro, tivesse sido já discutida e aprovada, a madrasta Ana Jatobá não estaria liberada pela Justiça, em regime semiaberto, para trabalhar fora e dormir na cadeia. Estaria presa sem qualquer benefício, como ainda está seu marido, e pai da garotinha. O crime revoltou o Brasil todo. E revolta até hoje.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
No encontro com dirigentes da BSGI e seus membros, que ocorreu na sede da entidade em Londrina, estiveram presentes os seguintes diretores da Brasil Soka Gakkai Internacional: Yukito Tessaka, de Curitiba; Mikio Ossanae, Carlos Yamada e Francisco Tan, de Londrina. O evento foi dos mais movimentados e teve lugar no último dia 20. Representando São Paulo, esteve a dirigente feminina Sueli Ogawa. A BSGI é uma entidade muito estimada na cidade e região.



A agenda do Dom Serrano Espaço para Eventos, com seis mil metros quadrados, entre áreas externa e interna, está pronta para a temporada de casamentos, festas, eventos sociais e corporativos neste 2019. O amplo salão é climatizado, e há um charmoso espaço ao ar livre com gazebo e toda a infraestrutura de serviços, conforto e segurança para qualquer tipo de festa ou ocasião. O Dom Serrano tem também agenda de seus eventos próprios. Fica na rua Serra de Roraima, 324, e tem na coordenação geral a sempre atenciosa Juliana Serrano Monteiro. Uma feira de móveis - a Casa Mais - já está marcada para março, dias 23 e 24, no Dom Serrano Espaço.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Convenção em Londrina
Reunindo 150 participantes em Londrina, o Moinho Globo, de Sertanópolis, promoveu, dias 30 e 31 de janeiro, no Hotel Boulevard, a sua convenção anual de vendas. Foram dois dias de intensos trabalhos, com apresentações, planejamento e treinamentos. Com moagem anual de 180 mil toneladas de trigo, o Moinho Globo é nacionalmente reconhecido por suas marcas Globo e Famiglia Venturelli. Em abril, essa indústria comemorará 55 anos de mercado. Na foto, a partir da esquerda, estão o presidente da empresa, Giancarlo Venturelli; a vice-presidente Paloma Venturelli e o convidado especial da convenção Márcio Miranda, que ministrou treinamentos durante a convenção.