A chegada de 2021 foi celebrada com vida nova para algumas famílias londrinenses. A FOLHA reuniu dados de todas as maternidades do município e registrou 22 nascimentos no primeiro dia do ano. Deste total, três foram no HU (Hospital Universitário), que atende mulheres com gestação de alto risco; três no Hospital do Coração; quatro no Hospital Evangélico e 13 na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai.

“Foi um número bem maior que nossa média de nascimentos aqui na maternidade. Normalmente, temos uma média de oito nascimentos em um dia e, por esse volume, digo que foi um começo de ano atípico”, comentou o ginecologista e obstetra, Eduardo Cristofoli Silva, gerente da Diretoria de Serviços Complementares em Saúde, da secretaria municipal de Saúde.

O médico avaliou que, entre as razões para esse aumento, o acesso às cesáreas é uma delas. Com a Lei Estadual nº 20.127, em vigor desde 15 de janeiro de 2020, alterando a Lei nº 19.701, de novembro de 2018, a gestante atendida no SUS (Sistema Único de Saúde) pode "optar pela realização de cesariana, desde que tenha recebido todas as informações de forma pormenorizada sobre o parto vaginal e cesariana, seus respectivos benefícios e riscos, e tenha se submetido às avaliações de risco gestacional durante o pré-natal.” A decisão tomada pela gestante deve ser registrada em termo de consentimento livre e esclarecido.

PRESENTE

O primeiro bebê nascido na Maternidade Municipal foi Isis Ortis, às 1h05 do dia 1º de janeiro. Em entrevista à FOLHA na data do nascimento, o casal Marlene Ortis e Tiago Esplendor celebrou a chegada da filha.

Marlene Ortis com a filha Isis
Marlene Ortis com a filha Isis | Foto: Acervo pessoal/Divulgação

“Ganhar um presente desse de Deus em meio a tanta coisa ruim que estamos passando é motivo de muita alegria, ainda mais na primeira hora deste novo ano. Espero que minha filha seja muito feliz, assim como toda a família está agora por causa do nascimento dela”, relatou.

A equipe médica havia programado a cesariana de Ortis para as 7 horas do dia 31, mas o intenso movimento na maternidade, com seis partos de urgência, adiou o nascimento de Isis.

SURPRESA

No outro lado da cidade, o casal José Osvaldo e Keyla Silveira Rodrigues teve uma passagem de ano cheio de surpresas. Gabriel Silveira Rodrigues Bogo nasceu no dia 1º, às 12h22, no Hospital do Coração. “A data prevista era entre os dias 31 de dezembro e 10 de janeiro e eu estava torcendo para nascer no dia 6, já que dia 7 é meu aniversário. Mas a festa maior será sempre o Gabriel”, brincou o pai.

osé Osvaldo e Keyla Silveira Rodrigues com o filho recém-nascido
osé Osvaldo e Keyla Silveira Rodrigues com o filho recém-nascido | Foto: Acervo pessoal/Divulgação

A mãe conta que na manhã do dia 31 começou a ter contrações e dores nas costas. “Eu achava que era contração de treinamento e fui buscar uma avaliação. Fiquei surpresa porque eu já estava em trabalho de parto”, disse.

Rodrigues foi internada e a ceia de Ano Novo da família acabou acontecendo no hospital. “Comemorada com coxinha e refrigerante, mas não deixou de ser especial. Estávamos ansiosos pela chegada do Gabriel, mas a gente não planejou nada para que ele nascesse nessa época, mas nascer no dia 01 marca realmente um início”, comentou o pai.