Os benefícios de uma dieta antifumo
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Reportagem Local 
O tabaco não é causador apenas do câncer de pulmão. Doenças como enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral, impotência sexual e envelhecimento precoce da pele também podem ser causadas e agravadas pelo tabagismo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o cigarro mata metade dos seus consumidores. Toda e qualquer mudança de hábito parece impossível, mas perseverança e determinação são ingredientes que não podem faltar nesta empreitada. E a alimentação pode ser uma grande aliada neste desafio, principalmente quando associada ao tratamento médico e psicológico.
Segundo Andressa Barbosa, nutricionista da Risa Restaurantes Empresariais e coordenadora do programa de educação nutricional Viva Melhor, estudos realizados constataram que alguns alimentos como o café, refrigerantes a base de cola, bebidas alcoólicas, frituras, embutidos, doces e carnes vermelhas favorecem o consumo de tabaco. "Por outro lado, temos uma série de ingredientes que atenuam a vontade de fumar. É o caso do leite, iogurte, frutas frescas, legumes, hortaliças, além de suco e água, que interferem no sabor do cigarro", comenta a nutricionista.
Andressa disse ainda que estes alimentos são muito saudáveis por serem ricos em vitaminas, com bioativos capazes de interferir no humor, evitando o nervosismo, ansiedade, depressão, além de atuarem como antioxidantes e desintoxicantes no organismo. "Temos uma série de orientações para quem deseja parar de fumar e levar uma vida mais saudável. É muito importante ingerir de 6 a 8 copos de água entre as refeições, fazer pelo menos 5 refeições pequenas ao dia, evitar alimentos industrializados, doces, frituras, refrigerantes, café, bebidas alcoólicas, optar sempre por alimentos naturais, comer uma maça e uma cenoura por dia, praticar atividades físicas, fazer acupuntura, além de um acompanhamento personalizado com nutricionista", relata.
Confira a sugestão de dieta antifumo:
Antes:
- 1 copo de suco desintoxicante meia hora antes do desjejum. Limonada de melancia: duas xícaras de melancia em cubos, suco fresco de 1 limão, 5 ramos de hortelã, meia colher de lecitina de soja. Misture tudo no liquidificador, coe se desejar e consuma imediatamente.
Desjejum:
- Vitamina de Frutas. Bater no liquidificador um copo de leite desnatado, uma fruta da preferência e uma colher de sobremesa de aveia. Adoçante a gosto.
- Uma a duas fatias de pão integral com uma fatia de queijo minas frescal magro
Colação:
- 1 copo de suco antioxidante (ou uma maçã)
Almoço:
- Salada de folhas verdes e tomates temperados com azeite, limão e ervas. Peixe grelhado (pode ser salmão, atum ou pescada). Espinafre ou brócolis cozido e picado ao alho e cebola. Arroz Integral, feijão ou lentilha, soja e grão de bico. Para a sobremesa, uma fruta.
Lanche da tarde 1:
- Uma banana, uma colher de sobremesa de gérmen de trigo, uma colher de chá de mel ou 1 taça de salada de frutas, 1 colher de sobremesa de mix de cereais ou iogurte magro, barrinha de cereais ou uma fruta, polenguinho light ou fruta fresca.
Lanche 2 meia hora antes do jantar:
- 1 copo de suco de maracujá
Jantar:
- Salada de alface, agrião e cenoura com grão de bico, frango grelhado, creme de milho ou batata cozida. Para sobremesa, uma fruta.
Ceia:
- 1 xícara de chá de melissa, erva doce, hortelã ou cidreira, 1 ou 2 torradinhas.


