Soltar a franga, sair do armário, enfim...Numa festa à fantasia, quem não se reprime tem boas chances de fazer sucesso. É por essa e outras razões que até pitboy deixou de lado o quimono de lutas marciais para vestir um vestido tubinho básico, vendo todo mundo de cima de um salto agulha, arrasando durante a 10 Metamorfose, evento que além de muito homem vestido de mulher, reuniu cerca de 25 mil pessoas no último sábado, no Parque Ney Braga. Personalidades que estão em evidência não foram poupadas pelos festeiros, que capricharam na produção.
Só numa megafesta como essa, com a pretensão de ser a maior à fantasia do mundo, é que os quilômetros de congestionamento na BR 369 até chegar ao local da realização do evento, já merecem ser considerados uma atração.
Em nenhum outro lugar, ninguém ficaria mais que alguns minutos parado sem meter a mão na buzina ou trocar gentilezas com o fulano da frente atravancando o trânsito.
A festa mostrou situações que parecem difíceis de acreditar. O que você diria se alguém afirmasse que viu envolvidos em acidentes de trânsito bebendo amistosamente em plena pista até a chegada do socorro?
Quer mais? Então, o que dizer de um ''padre'' e uma ''mulher'' - ambos erguendo a saia lado a lado para aliviar a bexiga, já que o carro em que viajavam pifou?
Não se trata de um equivoco da reportagem, mas o ''padre'' e a ''mulher'' em questão eram festeiros vestidos a rigor para a Metamorfose.
Padre, homem vestido de mulher, vampiros e zorros, se misturaram aos carros parados na rodovia. Um festival de situações inusitadas, que lotou vários ônibus com fantasiados, que escapavam pela janelas. A animação transformava o aperto em mais uma razão para se divertir.
Minutos depois, o desembarque na Metamorfose deflagra uma corrida aos banheiros químicos para os que não tiveram a esportiva do ''padre'' e da ''mulher'', que se aliviaram numa moita da estrada.
Improviso ou originalidade? Na maior festa à fantasia do mundo, muitos levaram a sério que ''quem não tem cão, caça com gato''. Sendo assim, fralda geriátrica transformou um marmanjão num bebezão. Um simples roupão fantasiou o festeiro que não teve tempo para pensar numa fantasia.
O fraldão foi a opção dos rapazes da República Batom na Cueca - a maior república de Maringá - segundo os estudantes/festeiros.
Em matéria de fantasia - ou falta dela - a estudante Regina Martins, 19 anos, não deixou para ninguém: calcinha, sutiã, um véu, e nada mais para se vestir de noiva sensual.
Fantasia de múmia não é novidade - existem até alguns que no dia-a-dia não tiram essa alegoria -, porém, o técnico em eletrônica Edson Tiago Mateus, 18 anos, de Cambé, deu uma turbinada na indumentária, que ficou, digamos... mais avantajada.
Sabe aquele chocolate com nome que faz a gente lembrar de pedir bis? Pois é, uma caixa dele desfilou pelo parque.
Já no clima do 'antes acompanhado do que só', as animadoras de torcida Anaise Costa da Silva, 17 anos, Andressa Lopes, 17 ano, Flávia Cícero, 18 anos, e Karina Marion, 17 anos, pousaram para o fotógrafo da Folha - muitas vezes confundido com algum fantasiado.
''Eu vim de empregada doméstica. Empregada, mas chiquérrima'', afirmou Vanessa Cristina Augusto, 25 anos, que veio de São Paulo para participar da Metamorfose pela primeira vez, roubando a cena da prima, a animadora de torcida Karina Marion.
Entre os que preferiram a fantasia de grupo, o estudante Pedro Tozoni, 24 anos, o vendedor Fábio Alves Frasson, 27 anos, e o estudante Matheus Brown, 21 anos, fizeram parte do time de 10 coelhinhas da Playboy espalhado pelo parque.
''Salva virgens'', um grupo de salvamento com atendimento personalizado, ao lado de um Serginho, jogador do São Caetano morto no Morumbi, recentemente, também foram algumas das figurinhas que passaram pela Metamorfose.
Cada um tem a sua receita para escolher a fantasia. Porém, nada melhor do que um bate-papo com a barriga encostada no balcão de um boteco, como fez o estudante Guilherme Danna dos Santos, 20 anos, para descolar uma idéia. Uma sugestão aqui, outra ali e alguns acessórios, como um microfone pendurado no pescoço e estava prontinho para ser mais um personagem da Festa Metamorfose. Nesse caso ou de outros fantasiados, bastou soltar um pouco a franga...

mockup