Operários saem de obra direto para sala de aula
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de abril de 1997
Leonardo Revesso Especial para a Folha 
ICARAÍMA - Funcionários que trabalham nas obras da ponte que ligará o Paraná ao Mato Grosso do Sul, no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma (67 km a noroeste de Umuarama), estão saindo dos canteiros de obras, dentro e fora do Rio Paraná, direto para a sala de aula. As aulas do ensino básico começaram em março. Homens e mulheres com idades entre 40 e 60 anos voltaram a pegar no lápis para planejar uma vida melhor.
O projeto está sendo financiado pela Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), responsável pela construção da ponte. As aulas estão garantidas até o final da obra, previsto para março do ano que vem. Dos 386 funcionários, 220 não têm o 1º grau completo e outros 116 nem sequer o primário. Isso fez com que chamássemos o pessoal para a sala de aula para um curso intensivo, disse Nelson Suzuki, administrdor da empresa.
Foram abertas duas turmas. Uma vai trabalhar com a equipe de 1ª a 4ª séries e a outra da 5ª a 8ª. Os participantes vão aprender desde cálculos matemáticos até técnicas para a produção de textos. Serão quatro horas diárias de aulas. A maioria dos alunos trabalha nos serviços de carpintaria ou como auxiliares.
O carpinteiro Geraldo Domingos dos Santos, 59 anos, é um dos mais velhos da turma primária e também um dos mais recatados. Quero aprender a falar direitinho, disse. O colega do lado, Antônio Morbeche Santana, 49 anos, conversa mais. A moçada lá em casa vai passar apurada porque vou passar eles na inteligência de escola, prometeu. O desejo de Morbeche é ficar cobra em fazer cálculos.
Ligação De acordo com o engenheiro de produção Valdez Steinie de Carvalho, 60% da obra já foi executada. Todo o complexo, segundo ele, está orçado em R$ 30 milhões. Depois de pronta, a ponte vai melhorar a ligação do nordeste do Paraná ao sul do Mato Grosso do Sul e encurtar em 200 quilômetros a distância até o Porto de Paranaguá.


