Operários em greve são demitidos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 18 de junho de 1998
Áureo Nogueira 
Funcionários da Tex Norte, indústria têxtil localizada na Rodovia PR-445, em Cambé, entraram em greve na noite de anteontem e foram demitidos. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, Carlos Alberto Duarte, os trabalhadores decidiram cruzar os braços porque os salários estão atrasados.
Reiteradamente a empresa vem atrasando o pagamento dos salários. O 13º do ano passado, mais os salários de dezembro, janeiro e fevereiro ficaram atrasados e a empresa negociou o pagamento parcelado com o compromisso de não mais atrasá-los. Como a promessa não foi cumprida, este mês os trabalhadores decidiram parar, explica o sindicalista.
Segundo Duarte, o atraso de salários não é o único descumprimento da Tex Norte. Há muito tempo ela não recolhe impostos nem contribuições sociais, principalmente Previdência Social e Fundo de Garantia.
O sindicalista diz também que a empresa contratou 50 operários de forma irregular, como sócios de uma cooperativa de prestação de serviços.
Isso é fraude, uma tentativa de descaracterizar o contrato de trabalho, comenta o presidente do sindicato. Ele afirma que fiscais do Ministério do Trabalho foram impedidos de ingressar na empresa. Foi necessário chamar a Polícia para que a fiscalização pudesse ser feita regularmente dentro da empresa.
Para discutir o atraso de salários, deve ser realizada hoje, às 10 horas, uma mesa-redonda entre a empresa e o sindicato, na Subdelegacia Regional do Trabalho em Londrina.
Vamos ouvir a empresa e tentar uma negociação que resolva o problema. Somente depois dessa mesa-redonda tomaremos qualquer decisão, adianta o presidente do sindicato.
Arlindo Fuganti, um dos proprietários da empresa Tex Norte, admitiu que os salários de maio estão atrasados. Mas ele entende que a greve era desnecessária. Estamos com salários atrasados há pouco mais de dez dias. Explicamos as razões para os empregados. Entretanto, o sindicato preferiu não entender a situação e fez a greve, lamentou Fuganti. Ele informa que todos os funcionários que participaram do movimento foram demitidos por justa causa. Fuganti diz que vai contratar substitutos pela cooperativa de prestadores de serviços.


