OPERAÇÃO VERÃO 2008
Para quem busca resultados, a personal trainer Paôla Burigo esclarece alguns tópicos que comumente despertam curiosidade:
1) Disciplina. Mandamento número um. A seqüência nos treinos e nutrição adequada são sinônimo de resultados. Ao avaliarmos os resultados, é preciso estar atento à questão genética bem como à faixa etária. Ressalte-se aqui: o metabolismo diminui seu ritmo, com o passar dos anos, e começamos notar perdas até mesmo no sistema muscular dos indivíduos, a partir dos 25 anos.
2) Força física. A força física diminui cerca de 5% a 10% por década entre os adultos que não exercitam seus músculos. Isso ocorre devido à perda gradual de tecido muscular que acompanha o processo de envelhecimento.
3) Fatores genéticos. Alguns indivíduos são mais propensos ao ganho de massa muscular, estes seriam os geneticamente privilegiados, pois conseguem manter seu metabolismo acelerado, queimando gordura com mais facilidade.
4) Saúde em primeiro lugar. Devemos nos preocupar em treinar com objetivo de adquirir saúde, o resto vem como conseqüência. Infelizmente, a maioria procura estética, mas sempre enfatizo que a beleza e um corpo escultural é como um presente para aquele que treina em busca da saúde. E não o contrário.
5) Academia sem dieta, nem pensar? Se formos pensar somente em termos estéticos, sim, mas no que diz respeito ao abandono ao sedentarismo e à saúde, o início da atividade física significa o primeiro passo e um grande avanço. A reeducação alimentar é uma mudança gradativa e para toda vida, que interfere nos hábitos alimentares e atinge muito o lado psicológico, visto que ansiedade, depressão e estresse estão fortemente relacionados à questão da alimentação.





