A Prefeitura de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) deu continuidade à operação Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) nesta quarta-feira (24), com o objetivo de combater o problema recorrente de veículos abandonados em vias públicas. Foram apreendidas sete sucatas que vinham causando transtorno à população e seus proprietários foram autuados.

A operação é coordenada pela secretaria municipal de Fiscalização Urbana e em parceria com a Vigilância Sanitária e Polícia Militar. A operação se concentrou em locais que têm gerado frequentes reclamações por parte dos cidadãos, incluindo áreas de grande movimento.

O secretário de Fiscalização Urbana, Diogo Sola, afirmou que os responsáveis pelos veículos já haviam sido notificados anteriormente para removerem os materiais das vias públicas. “A presença dessas sucatas não prejudica apenas a estética da cidade, mas também afeta a mobilidade de pedestres e veículos. Além disso, esses objetos acumulam sujeira e tornam-se focos propícios para a proliferação de insetos e animais indesejados", observa. A equipe da Vigilância Sanitária encontrou focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no interior de um dos veículos.

A secretaria planeja intensificar a fiscalização em áreas com histórico de queixas da população, bem como em locais estratégicos onde a presença de sucatas de veículos pode causar problemas significativos. Novas operações de fiscalização serão executadas.

Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de veículos abandonados no município através da Ouvidoria Municipal pelos telefones 156, 3174-2772 ou 3174-2773; online através deste site; ou pessoalmente na sede da Ouvidoria que fica na Rua Pará, 46. Lembrando que a autoria da ocorrência é mantida sob sigilo. (Com informações da Prefeitura de Cambé)