Londrina

César AugustoCerco policialJacó, com o rosto encoberto, é algemado: vizinhos disseram que ele vendia drogas há cinco anosNinias Jacó da Silva, acusado de tráfico de drogas, foi preso ontem à tarde por equipes das polícias Militar e Civil. Na casa dele, localizada na rua Benedito Gonçalves da Silva, jardim Santa Madalena (zona oeste), foram encontrados 11 papelotes de cocaína, uma balança eletrônica, dois revólveres (calibres 32 e 38) carregados, 10 aparelhos de televisão, oito videocassetes, três telefones celulares, seis aparelhos de telefonia convencional, uma filmadora, dois quilos de gesso em pó e três quilos de bicarbonato de sódio.
O delegado do 2º Distrito Policial, Antônio Zuba de Oliva, que comandou a operação das duas polícias, disse que os aparelhos eletrônicos teriam sido trocados por droga. Quanto ao pó de gesso e ao bicarbonato de sódio, o delegado garantiu que as substâncias serviriam para mistura com a cocaína. ‘‘Assim, ele ganhava mais dinheiro com as vendas.’
Vizinhos afirmaram que Jacó vendia drogas há cerca de cinco anos. ‘‘Ele é muito conhecido como traficante. Havia bastante gente trabalhando com o Jacó na venda da droga. Em cada bairro de Londrina, ele mantinha um ponto de venda e abastecia grande número de viciados’’, contou uma vizinha, que pediu para não ser identificada. A vizinha garante que um casal de sobrinhos dela - desempregados - passou a traficar para Jacó. ‘‘Ele tem um esquema para distribuir a droga: quer sempre trabalhar com pessoas pobres, menores de idade ou desempregados. Esse pessoal acaba se viciando e depois recebe pagamento em cocaína’’, explicou a mulher. Segundo ela, os seus dois sobrinhos acabaram viciados na droga.
As revelações da vizinha confirmam as declarações do delegado Zuba, que explicou como conseguiu chegar a Jacó. ‘‘Em 25 de setembro, prendemos por tráfico de drogas Eliana Taborda e Rosilene dos Santos. Elas contaram que compraram a cocaína de Walter Ribeiro de Faria. Este, por sua vez, trabalhava para o Jacó. Chegamos a pedir na Justiça a prisão do Walter, mas ele está foragido.’ A invasão da casa de Jacó pela polícia foi autorizada pelo juiz Arquelau Araújo Ribas, que expediu um mandado de busca e apreensão.
Zuba disse que surpreendeu Jacó na porta de casa. ‘‘Ele saiu correndo para o interior da residência e tivemos muito trabalho para prendê-lo, por causa dos cachorros. Com o Jacó encontramos os 11 saquinhos com cocaína e a outra porção estava no bolso de um roupão, pendurada atrás da porta do banheiro.’
O acusado foi enquadrado por tráfico de drogas. É um crime considerado hediondo, portanto inafiançável. A pena varia de 6 a 15 anos de prisão em regime fechado.

mockup