Emerson Cervi
De Curitiba
O crescimento do número de homicídios em Curitiba e região metropolitana no fim de semana passado fez com que o secretário de Estado da Segurança Pública, Cândido Martins de Oliveira, decidisse reativar a operação Noite de Paz. Foram 12 mortes por arma de fogo ou faca entre sábado e domingo. Em um final de semana normal, esse número fica entre quatro e cinco. A maioria dos crimes aconteceu nas proximidades de bares ou em festas.
A operação Noite de Paz consiste no fechamento de estabelecimentos irregulares que vendem bebidas alcoólicas. A medida começou a ser tomada em março do ano passado, quando o número de homicídios nos finais de semana era crescente. Entre janeiro e março de 1999 foram registrados 62 assassinatos na Região Metropolitana de Curitiba. Com o início da operação, houve uma redução significativa desse tipo de crime. Até novembro do ano passado a polícia fechou 280 bares e a Vigilância Sanitária, outros 100.
Em dezembro, a operação foi suspensa porque os policiais tinham que atuar em outras atividades. ‘‘O secretário quer iniciar a operação ainda em janeiro, para reduzir o número de homicídios’’, informou ontem a assessoria do secretário.
A Secretaria da Segurança também preparou um estudo sobre os pontos de maior criminalidade nos bairros da cidade. Técnicos da secretaria colheram sugestões de vários setores da sociedade sobre como conter a violência em bares da periferia. Uma das alternativas será a determinação de horários para funcionamento dos bares. Esses horários deverão variar de acordo com cada bairro e depende de uma decisão do prefeito Cassio Taniguchi (PFL).