Curitiba Policiais militares e civis e funcionários das secretarias municipais de Urbanismo, Defesa Social, de Saúde e do Meio Ambiente e da Fundação de Ação Social de Curitiba participaram ontem à tarde de uma operação para o fechamento de sete estabelecimentos, entre bares e hotéis, no Centro da capital. Segundo Luiz Fernando de Souza Jamur, secretário de Urbanismo, os locais tiveram o alvará cassado. Duas pessoas foram presas.
''Em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), há cerca de quatro meses iniciamos ações na Área Central. Foi feito um mapeamento de estabelecimentos que tiveram desvirtuamento de função e eram áreas de práticas de crimes. Ao todo, 18 locais começaram a ser monitorados'', explicou Jamur.
O secretário afirmou que os proprietários dos estabelecimentos fechados haviam sido notificados para que enviassem defesa por escrito. ''Todos apresentaram respostas, mas elas não continham elementos adequados para contra-argumentar os relatórios feitos pelas autoridades policiais'', apontou ele.
''Alguns dos estabelecimentos fechados tinham autorização para funcionar como hotéis, mas na prática eram motéis. A Lei de Zoneamento do município proíbe motéis na Área Central. Também era comum a utilização dos estabelecimentos para fins de tráfico de drogas e de prostituição'', disse Jamur. Os outros 11 locais incluídos no mapeamento continuarão sendo monitorados.

mockup