Operação Escola reduz as infrações comuns em até 80%
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de abril de 1997
Ana Cristina Pereira 
Da Sucursal
As paradas sobre faixa de pedestre e em guias rebaixadas nas proximidades das escolas de Curitba caíram 80% depois do lançamento da Operação Escola. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) registrou também queda no número de multas emitidas nas áreas escolares.
A fila dupla era considerada a principal causa de congestionamento nos horários de entrada e saídas de alunos. Com a campanha conseguimos recuperar a capacidade total de circulação nas vias que eram impedidas por estacionamento irregular, diz o coordenador da Operação Escola, José Álvaro Twardowski.
A Operação Escola está funcionado em 41 colégios de Curitiba. Outras dez escolas querem participaar do programa. A organização do trânsito nas áreas de escola é feita com cones amarelos que impedem os carros de parar em fila dupla. Em alguns colégios, um policial de trânsito orienta o tráfego.
A pré-escola Ceci, no bairro Santa Quitéria, aderiu ao programa há uma semana. Apesar do pouco tempo de implantação, já sentimos os resultados. É uma solução simples que funciona bem, diz o diretor da escola, Orlando Serbena.


