A Polícia Civil de Londrina deflagrou, nesta quinta-feira (11), uma operação contra suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e assassinatos ocorridos recentemente em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina). Ao todo foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. A ação contou com o apoio de cães farejadores e equipes do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) e do grupo de elite Tigre (Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial), que vieram de Curitiba.

Cães farejadores foram usados nas buscas
Cães farejadores foram usados nas buscas | Foto: Divulgação Polícia Civil

Entre os materiais recolhidos estão drogas e celulares, que serão periciados pelo setor de inteligência da Civil. “As investigações já apontavam o envolvimento dos alvos com o tráfico de drogas. Por isso, engendramos essa operação, objetivando apreender materialidade para a apuração que é conduzida por Ibiporã em relação a homicídios. Também tínhamos a expectativa de apreender drogas e armas de fogo”, explicou Amarantino Ribeiro, delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial.

Os mandados foram cumpridos na zona norte de Londrina. Um rapaz de 19 anos foi preso e um de 17 apreendido em flagrante durante as buscas. Os dois são irmãos. No endereço, em uma mata, a polícia encontrou cerca de 300 porções de maconha, além de pinos de cocaína, prontos para a venda, o que caracteriza tráfico de drogas.

Um dos crimes que a polícia tenta elucidar é o de uma mulher cujo corpo foi encontrado carbonizado em agosto deste ano, na estrada Três Figueiras, entre Londrina e Ibiporã. Segundo o delegado de Ibiporã, Vitor Dutra, ela era moradora de Londrina. “Possivelmente ela foi morta em Londrina. Devido às investigações do desaparecimento, suspeitamos que tenham desenterrado o corpo e carbonizado na divisa de Ibiporã como forma de ocultar o cadáver”, detalhou.

O motivo que levou à execução ainda é sendo investigado. “As buscas e apreensões são para poder avançar nas investigações. Ainda não se consolidou (a motivação)”, destacou Dutra. “O aumento das mortes (em Ibiporã) tem a ver com o tráfico de drogas. Todos os alvos têm ligação com o crime organizado. São de alta periculosidade”, afirmou o delegado-chefe.

A expectativa é de que novas operações possam ser lançadas a partir dos resultados obtidos com os materiais apreendidos nesta quinta-feira. Durante a manhã, a polícia ainda tentou cumprir dois mandados de prisão pedidos pela Delegacia da Mulher, entretanto, os suspeitos não foram achados.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.