Equipes das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social de Londrina atenderam 111 pessoas em situação de rua no último fim de semana, durante a Operação Dias Quentes. As abordagens foram realizadas em 33 localidades onde havia concentração desse público.

Profissionais de Saúde do Consultório na Rua, da secretaria de Saúde, e do Serviço Especializado de Abordagem Social, da secretaria de Assistência Social, realizaram a distribuição de água potável e protetor solar para grupos de risco, como gestantes, idosos e crianças, além da verificação de sinais vitais, aferição de pressão e temperatura, e avaliação quanto à possível desidratação e insolação. Não foi necessário realizar nenhum encaminhamento para os serviços de saúde.

AÇÃO DE CUIDADOS

“As pessoas que moram na rua ficam muito expostas e estão vulneráveis às condições climáticas. Essas pessoas geralmente não têm acesso à água potável com facilidade, e ainda mais protetor solar. É uma ação de cuidados para amenizar os danos que as condições climáticas submetem estas pessoas", observou Ana Cláudia Petryszyn Assis, psicóloga da secretaria de Saúde, que participou da operação.

As equipes dão sequência aos atendimentos nos próximos dias, visto que as temperaturas continuarão próximas dos 40ºC, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). CONTATO

O Consultório na Rua pode ser acionado pelo telefone (43) 99994-9029. Já o contato com o Serviço Especializado de Abordagem Social deve ser feito pelos números (43) 99942-3025 e (43) 99991-4568.

(Com informações do N.Com)