Operação detém 50 jovens em Ponta Grossa
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de novembro de 2006
Fábio Galão<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Conselheiros tutelares de Ponta Grossa começaram ontem um trabalho de acompanhamento dos menores que foram apreendidos no final de semana em uma ação conjunta das polícias Militar e Civil, do Conselho Tutelar e da Guarda Municipal. Segundo a conselheira Jocemara Aparecida Santos, na madrugada de domingo 50 menores foram apreendidos nas imediações do Terminal Central da cidade, por estarem alcoolizados e/ou desacompanhados dos responsáveis nas proximidades de casas noturnas. Destes jovens, 46 são adolescentes e quatro são crianças.
A ação conjunta foi realizada porque foram registradas situações de violência na região, atribuídas a adolescentes. De acordo com Jocemara, há relatos de que gangues rivais de dois bairros estariam entrando em conflito na área do Terminal Central. Além disso, integrantes desses grupos estariam agredindo pessoas que aguardam nos pontos de ônibus.
No final de semana anterior, havia sido realizada a primeira operação conjunta na região, quando aproximadamente 60 menores foram apreendidos. ''Após as ações, chamamos os responsáveis ou levamos os jovens para casa. Em seguida, procuramos conversar com as famílias e fazemos o acompanhamento'', explicou Jocemara.
O Conselho Tutelar está tentando identificar e autuar os proprietários de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para os menores. Jocemara explicou que na operação do último final de semana donos de um estabelecimento foram presos, mas depois liberados porque os adolescentes alcoolizados informaram que haviam ingerido bebida alcoólica antes de chegar ao local.


