Operação de retirada de álcool atravessa a noite
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de maio de 2006
Francismar Lemes<br>Reportagem Local 
Bandeirantes A operação de transbordo dos 420 mil litros de álcool combustível dos sete vagões que descarrilaram anteontem, às 10h30, entre Santa Mariana e Bandeirantes (34 km a leste de Cornélio Procópio), atravessou a noite. Ontem pela manhã, técnicos da América Latina Logística (ALL) ainda trabalhavam no local do acidente. A previsão era de que até o final da tarde o trabalho seria concluído. Cerca de 300 litros de álcool combustível vazaram.
Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que acompanham a operação, avaliaram que a quantidade é pequena e não oferece riscos ao meio ambiente, apesar de o acidente ter acontecido a 300 metros de uma nascente do Rio Laranjinha.
A quantidade de álcool que vazou não oferece perigo de contaminação. Orientamos que a empresa faça uma raspagem do solo onde o produto vazou e encaminhe o material para uma empresa que tenha licenciamento ambiental para tratamento adequado desses resíduos, explicou o técnico do IAP de Cornélio Procópio, Devanil José Bonni, acrescentando que a ALL não será autuada, desde que cumpra as normas ambientais previstas para esse tipo de
acidente.
Ainda não se conhece a causa do acidente sem vítimas. A ALL tem 30 dias para concluir um relatório para apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestres. A composição havia saído de Ourinhos (SP) e estava indo para Apucarana. A linha férrea foi liberada anteontem, por volta das 18 horas.
Quanto aos vagões que tombaram, a empresa ainda não tinha previsão de quando seriam retirados do leito da linha férrea. Vamos esperar a conclusão do transbordo da carga para podermos começar a retirada dos vagões, afirmou o técnico em Segurança no Trabalho da ALL, Valter Thomazetti.


