Operação barra mais de 100 suspeitos
PUBLICAÇÃO
sábado, 31 de outubro de 1998
Edna Mendes 
A Polícia Federal de Foz do Iguaçu realizou ontem, durante todo o dia na Ponte da Amizade, fronteira entre Brasil e Paraguai, a segunda operação em menos de uma semana para a coibir a violência no local. Até o final da manhã, cerca de 100 pessoas haviam sido encaminhadas para a delegacia do órgão para averiguações.
Cerca de 30 agentes atuaram na operação que iniciou às 7h30 e tinha previsão para terminar às 19 horas. As pessoas suspeitas eram abordadas pelos policiais e tinham os documentos fiscalizados. A Marinha Paraguaia também realizou uma operação do lado paraguaio da ponte.
Os suspeitos foram encaminhados em viaturas da PF para a delegacia do órgão e cadastrados para um possível reconhecimento de vítimas de violência na ponte. Apesar de muitos terem antecedentes criminais, a maioria não ficou detida porque não havia mandado de prisão. Somente quem foi apanhado com contrabando ficou preso.
De acordo com PF, as operações de combate à violência na ponte devem ser realizadas com frequência, já que nos últimos meses o índice de assaltos e homicídios no local aumentou. Segundo dados da Polícia Civil, acontece, em média, 10 assaltos por dia na ponte.
A Polícia Federal informou que a pessoa que for detida pela terceira vez consecutiva, será enquadrada por vadiagem. A maior parte das pessoas detidas pela PF é de cigarreiros (pessoas pagas por compristas para atravessar a ponte e alfândega com cigarros contrabandeados).
As ações da PF para combater a criminalidade na ponte, iniciaram na quarta-feira. Um total de 149 pessoas foram detidas, mas apenas 11 ficaram presas por crime de contrabando e uma por porte e uso de drogas.
Devido ao feriado prolongado, no início da manhã de ontem, o fluxo de veículos na BR-277 com destino a Ciudad del Este, no Paraguai, formava filas de aproximadente cinco quilômetros.


